Se há alguns anos a decoração com bambu era utilizada exclusivamente na área externa, hoje é possível observar uma tendência contrária: o material aparece cada vez mais em projetos de design de interiores, nos mais diversos ambientes.
O bambu é um material extremamente versátil, que pode ser aplicado na composição de decorações de diversos estilos. Por isso, separamos algumas inspirações que ajudam a enriquecer os seus projetos. Confira!
Por que usar bambu nos seus projetos?
A tendência do uso do bambu não surgiu à toa: ela está alinhada com a atenção maior que arquitetura e design de interiores estão dedicando à pauta da sustentabilidade em projetos de construção e reforma.
Considerada a “planta do futuro”, o bambu tem características naturais, como a alta taxa de crescimento e o grande poder de cooperar com a redução do efeito estufa, que fazem dele um recurso renovável que apresenta ótima alternativa ao uso da madeira.
Extremamente versátil, o bambu pode ser utilizado na decoração e também na construção de edificações. Nesse último caso, deve-se aplicar o bambu imperial, que tem características que permitem sua utilização tanto em revestimentos quanto na fabricação de estruturas, e o bambu gigante, que serve à confecção de painéis, forros e até vigas no teto.
Quando falamos do design de interiores, no entanto, as diferentes espécies de bambu têm ainda mais aplicabilidade.
Como explorar as possibilidades da decoração com bambu
São tantas espécies de bambu (mais de 1.000 catalogadas) que sempre será possível encontrar ao menos uma que se enquadre no estilo do seu cliente — e elas podem ser utilizadas para confeccionar diferentes elementos, confira algumas dicas:
Use artigos de decoração feitos de bambu
O bambu pode ser utilizado para criar os mais diversos tipos de detalhes e acessórios de decoração para o ambiente, que vão desde peças puramente estéticas até cestos, luminárias, cortinas e também revestimentos — que, além de darem um toque de natureza ao ambiente, colaboram com conforto térmico.
Os cestos são opções muito interessantes, já que, justamente por sua versatilidade, podem marcar presença em diferentes espaços e colaborar, ainda, com a organização.
Aposte nos móveis de bambu
Para quem não tem medo de ousar e quer trazer o elemento natural para algo além dos detalhes e acessórios, os móveis de bambu são uma ótima opção. É possível encontrar cadeiras, bancos, sofás, mesas e até mesmo camas produzidas com o material, e optar por peças como essas faz com que o elemento se torne o destaque da decoração.
Inove criando cercas e coberturas de bambu
Algumas espécies de bambus também podem ser utilizadas para a confecção de cercas e coberturas de áreas externas, o que rende um visual bastante interessante para a construção.
Inclua o bambu entre a variedade de plantas usada no projeto
Esse item não podia faltar, afinal de contas, para além de dar origem às mais diversas possibilidades de mobiliário e estética, é possível usar a própria planta do bambu para decoração! Conta pontos a seu favor, ainda, o fato de que ela é fácil de cuidar — mas não esqueça de checar antes quais são as espécies tóxicas e não tóxicas para bichos de estimação, antes de recomendá-la aos seus clientes com pets.
Por fim, vale dizer que a presença tão versátil do bambu e seus elementos nos projetos é também uma grande aliada dos mais variados estilos: da decoração rústica à clássica, passando pela tendência super atual da maior integração com a natureza nos ambientes.
E falando em tendência de decoração, você já ouviu falar no conceito holandês que valoriza o desaceleramento da rotina? Aproveite para ler também o nosso artigo sobre como fazer uma decoração alinhada ao método NIksen!