A decoração minimalista é, sem dúvidas, uma das maiores tendências da atualidade. Porém, é preciso abusar da criatividade para não cair na ideia de que minimalismo se trata simplesmente de ter poucos objetos decorativos.
Não é sobre ter espaços vazios, mas sim apostar em detalhes mínimos, que não são chamativos e muito menos exagerados. Veja só algumas dicas de como fazer um projeto nesse estilo!
Dicas para criar um projeto de decoração minimalista
Cada vez mais as pessoas buscam o consumo consciente e evitar o excesso em sua vida. Esse novo estilo de vida acaba impactando diretamente na arquitetura e no design, já que esses indivíduos já entenderam que também não precisam de tantos elementos para enfeitar a casa.
É por isso que a decoração minimalista está em alta. O conceito de “menos é mais” se popularizou e os profissionais precisam entender como montar projetos que se adequam a essa realidade.
Minimalismo não é preto e branco
É certo que uma das premissas do minimalismo é evitar exageros e, portanto, uma decoração colorida não entra nesse estilo. Porém, isso não significa que você deva abolir as cores. Pelo contrário, elas são muito bem-vindas, desde que usadas com cautela.
Você pode pensar em detalhes gerais mais neutros — paredes, piso e móveis — e pincelar os detalhes decorativos com cores — almofadas, tapetes, cortinas, vasos, entre outros.
Inclusive, até mesmo as paredes podem ser coloridas, desde que o restante da decoração não seja conflitante. O ideal é que haja, no máximo, três tons. Para ajudar, use sempre o guia de cores para definir a paleta.
Use materiais ligados à natureza
Essa marca de simplicidade da decoração minimalista pode ser atingida ao apostar em materiais que remetem à natureza. Por exemplo: um piso ou móveis que reproduzem um padrão de madeira, detalhes em cobre ou couro e tecidos.
Aqui, também vale a pena acrescentar plantas para dar mais vida ao ambiente.
Geometria e simetria
O uso de linhas e formas geométricas é interessante para dar um toque mais sofisticado à decoração, mesmo com poucos detalhes. Você pode apostar em um conjunto de quadros pequenos, pendentes, móveis ou mesmo padrões de piso que tenham as linhas da madeira bem marcadas.
Agora que já sabe como criar um projeto com decoração minimalista, veja essas dicas para montar um escritório em casa!