Os ambientes integrados são ideais para residências que possuem metragens reduzidas, pois esse tipo de projeto arquitetônico permite trazer uma sensação de amplitude aos cômodos, além de tornar os espaços mais sofisticados e modernos.
Continue lendo para saber mais sobre esse estilo!
O que são ambientes integrados?
O propósito dos ambientes integrados é bem simples: como o próprio nome indica, a técnica busca unir dois ou mais cômodos, abrindo mão das paredes ou divisórias. Esse tipo de construção é bastante associada a lofts e demais projetos que precisam otimizar espaço.
Com a urbanização cada vez maior, o m² nas grandes cidades costuma ter um valor mais elevado. Sendo assim, a área da construção civil utiliza essa técnica de integrar um cômodo a outro ambiente, algo que é vantajoso para o morador tanto na questão estética quanto orçamentária.
A integração de ambientes pode ser total ou parcial em um projeto. Isso significa que apenas alguns ambientes podem ser integrados, enquanto outros mantêm a privacidade intacta – como quartos e banheiros.
Por exemplo, uma cozinha integrada com a sala, otimiza ambos os espaços. E mesmo que a casa ou apartamento sejam pequenos, com a junção dos ambientes será mais difícil de notar o tamanho reduzido.
Mas como decorar esses tipos de locais? Como diferenciar onde um começa e o outro termina, já que não há paredes?
Como combinar ambientes integrados?
Para combinar e decorar esses ambientes, você pode utilizar dois padrões diferentes de pisos para delimitar os espaços, mesmo sem as paredes. Você pode escolher um piso para cozinha que seja vinílico, resistente à água e reproduza a madeira. Em relação às cores, um dos revestimentos pode ser mais claro que o outro, demarcando os cômodos.
Para decorar o espaço, você pode seguir o conceito de cozinha americana.
Como montar uma cozinha americana?
Ela pode ser feita com uma bancada, ilha gourmet, ou até mesmo pela própria mesa de jantar.
Em geral, a bancada é o móvel mais utilizado para dividir a cozinha americana da sala de jantar. Isso porque se trata de um móvel funcional, que pode servir de apoio para preparação de alimentos ou um local a mais para realizar refeições rápidas, como o café da manhã. É só usar banquetas confortáveis e bonitas – de preferência, nas mesmas cores que o restante da decoração.
Experimente o simulador Meu Piso Ideal da Durafloor para testar qual piso combinaria perfeitamente com o seu ambiente integrado!