Os arquitetos que querem assegurar a sofisticação e a praticidade em seus projetos não podem deixar de conhecer o piso click. Ele leva esse nome por conta de seu modo de instalação, que se dá por meio do encaixe. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do artigo!
O que é o piso click
Conhecido também como piso clicado, o piso click é um tipo de revestimento que dispensa o uso da cola na sua instalação — as placas são encaixadas uma na outra por meio de um sistema, o que faz com que sua colocação seja muito mais prática. Ele pode, ainda, ser instalado sobre o contrapiso ou sobre outro revestimento previamente existente.
Outra grande vantagem desse modelo de revestimento é que é muito mais fácil removê-lo sem danificar o material, o que faz com que ele possa ser facilmente reaproveitado em caso de mudança ou reforma.
Como é feita a instalação de um piso click
A instalação de um piso deve ser realizada com muito cuidado e atenção para que o resultado fique como desejado. Por isso, para garantir uma boa entrega em seus projetos, é importante guiar os responsáveis pela instalação por todos os passos necessários:
Faça a limpeza da superfície
A primeira etapa da instalação do piso click é realizar uma boa limpeza da superfície onde o novo revestimento será instalado, seja ela o contrapiso ou o piso anterior. É preciso retirar qualquer sujeira ou oleosidade e, em casos de identificação de umidade, é importante, ainda, fazer a impermeabilização.
Esse passo de preparação é fundamental para que o revestimento possa ser colocado perfeitamente e o resultado final seja o esperado pelo cliente.
Escolha a paginação
Como arquiteto, você sabe o quanto a paginação de um piso faz toda a diferença na estética final do espaço. Por isso, é importante definir com o cliente qual será o formato das placas e garantir que o instalador siga exatamente o que está combinado no projeto.
Instale os perfis de acabamento
Conhecidos também como Perfil T ou Perfil de Dilatação, os perfis de acabamento são necessários para que as placas do piso realizem o movimento natural da madeira de dilatação e retração. Eles são fundamentais na instalação do piso laminado, em todas as passagens entre ambientes e vãos de portas.
Em caso de instalação sobre contrapiso, utilize a manta anti-umidade
Quando o piso laminado é instalado em cima do contrapiso, a manta é necessária para garantir a aderência e a durabilidade do revestimento, bem como ajuda a corrigir falhas e imperfeições.
Ela deve ser instalada com sobra de 1cm de material junto à parede, e no sentido contrário à colocação do piso, de lado a lado.
Instale os pisos
A instalação do piso click é tão simples que este é apenas o quarto passo e já chegamos às lâminas do revestimento, de fato! O ideal é montá-las primeiramente sobre o piso, exatamente como devem ficar, para garantir que a paginação está correta e que já foram realizados os cortes necessários.
Se tudo estiver correto, só falta começar o encaixe das peças, fileira por fileira, para assegurar a uniformidade do piso.
Aplique os acabamentos
Os acabamentos fazem toda a diferença no resultado final de um projeto, portanto, não abra mão deles se você quer encantar de verdade os seus clientes. Os principais acessórios de acabamento para piso laminado são os perfis em MDF e os rodapés.
Conheça os pisos Click da Durafloor
Não dá para falar em encantar os clientes sem falar que trabalhar com materiais de qualidade é fundamental — e, para isso, você pode contar com a Durafloor, marca referência no mercado brasileiro de revestimentos laminados e vinílicos.
O piso laminado da Durafloor é feito com um substrato de madeira sustentável de alta densidade. O piso vinílico é produzido a partir do PVC (policloreto de vinil) e é oferecido também na versão SPC, que leva, na composição, uma mistura de polímeros com carbonato de cálcio e substrato de plástico que oferecem uma base mais rígida e resistente.
Ambos os pisos estão disponíveis nas versões para instalação em click e nas mais diversas padronagens, assegurando sofisticação e variedade para os seus projetos — e é possível simulá-los no ambiente que você desejar utilizando o aplicativo Meu Piso Ideal, no site da Durafloor!