Minimalismo, iluminação e praticidade: se a decoração escandinava tivesse palavras-chave, certamente seriam essas. Se você já se encantou por inspirações que seguem esse estilo e deseja saber mais sobre suas origens, principais características e como replicá-lo na sua casa, leia este artigo!
De onde vem as principais características da decoração escandinava
Dizem que uma casa é o reflexo de seu dono e, por isso, podemos dizer que a decoração escandinava é o reflexo do estilo de vida das pessoas que moram nos países onde ele foi criado: Dinamarca, Noruega e Suécia.
Para entender a dinâmica desse povo, é preciso saber que eles passam a maior parte do ano sob invernos bastante rigorosos e, portanto, dentro de casa. Por isso, transformar o lar em um ninho aconchegante e, ao mesmo tempo, funcional, é a principal base da decoração — e isso é feito por meio de elementos bastante característicos.
Elementos da decoração escandinava
Confira quais são as principais escolhas estéticas alinhadas ao estilo escandinavo de decoração:
Iluminação natural
A luz do sol é fundamental para nossa saúde física e emocional. Em países onde ela é escassa em grande parte do ano, como nos que ficam na Escandinávia, busca-se aproveitá-la ao máximo.
Por isso, a maior parte dos imóveis na região contam com grandes janelas de vidro, que favorecem a iluminação natural sem que precisem, necessariamente, serem abertas. Ainda, para facilitar a distribuição da luz pelo ambiente, é preciso escolher os móveis e sua disposição de maneira muito estratégica, evitando barreiras, cantinhos escuros e a projeção de sombras.
Cores claras e neutras
E falando em iluminação e claridade, é claro que as cores escolhidas para decorar o espaço fazem parte disso. Dessa forma, a decoração escandinava tem suas bases no branco, no bege e nos tons de cinza, utilizando também o preto de forma pontual.
O branco na parede, inclusive, é peça fundamental na reflexão da luz solar e, por isso, está sempre presente: você dificilmente encontrará uma referência desse estilo com paredes coloridas.
Ademais, as cores claras estão presentes também nos móveis, até mesmo nas partes de madeira, e nos elementos decorativos. O preto é usado com muita parcimônia para trazer pontos de destaque, como na moldura de um espelho.
Minimalismo
Como falamos lá no início do texto, a decoração minimalista é um dos grandes pilares do estilo escandinavo. A utilização de objetos decorativos, portanto, é feita de maneira muito pontual — a busca principal é deixar os ambientes o mais livres possível.
Isso se reflete também na escolha dos móveis e revestimentos: tudo é mais discreto, baseado em linhas retas e sem chamar muita atenção. A preferência por cores claras e neutras, citadas no tópico acima, também participa diretamente dessa construção.
- Leia também: 3 inspirações para um apartamento minimalista
Rusticidade
Um dos principais contrapontos do estilo é justamente a simplicidade dos materiais e dos móveis. O estilo escandinavo valoriza o imperfeito, as texturas mais rústicas e a possibilidade de reaproveitamento de materiais e da prática do DIY (faça você mesmo). Com isso, passa-se a mensagem de que não é preciso muito — nem para ter uma boa decoração em casa e nem para ser feliz.
Proximidade com a natureza
Os longos meses de inverno passados dentro de casa nos países escandinavos acaba fazendo com que as pessoas fiquem mais distantes do contato com a natureza e, por isso, ela precisa estar dentro de casa!
Dessa forma, os vasos de planta também são elementos bastante presentes nesse estilo de decoração, e acabam se tornando facilmente um ponto de destaque, já que a cor verde, por si só, já chama a atenção em meio aos tons mais claros e neutros.
Aconchego
Por fim, outro elemento essencial na decoração escandinava é o aconchego. Transformar a casa em um ninho passa por disponibilizar pelo espaço artigos como almofadas e mantas, tudo para tornar facilmente possível o descanso e o relaxamento.
Nessa busca, também preza-se por criar ambientes livres de tecnologia, para que se possa descansar de verdade, longe de televisões e computadores. É o combo de todas essas propostas que propicia tanto o acolhimento como o relaxamento e, então, a qualidade de vida — tão essencial para os escandinavos e que eles refletem muito bem em seu estilo de decoração.
Gostou desse artigo e quer conferir mais inspirações para sua casa? Leia também o nosso conteúdo sobre decoração boho e conheça esse estilo que conversa diretamente com a proposta escandinava.