A sustentabilidade é um tema cada vez mais relevante em vários setores, incluindo na arquitetura e design. Nesse sentido, criar um projeto de interiores sustentável com piso laminado vem se consolidando como uma opção que colabora para essa finalidade.
Afinal, além de se tratar de uma escolha considerada eco-friendly, ou seja, amigável ao meio ambiente, esse revestimento confere beleza e elegância a qualquer ambiente.
Continue a leitura deste artigo para saber mais sobre:
- o que é um projeto de interiores sustentável;
- quais são os benefícios de desenvolver um projeto de interiores sustentável com piso laminado;
- como desenvolver um projeto de interiores sustentável com piso laminado.
O que é um projeto de interiores sustentável?
O conceito de sustentabilidade no design de interiores se refere à criação de espaços que buscam reduzir os impactos ao meio ambiente. Para isso, uma das prioridades é o uso de materiais ecológicos, sendo um bom exemplo o projeto de interiores sustentável com piso laminado.
O piso laminado é uma escolha inteligente e versátil que permite que arquitetos e decoradores adotem práticas sustentáveis. Afinal, ele reúne atributos como durabilidade e eficiência, o que amplia a sua vida útil e reduz a necessidade de substituição.
No caso do piso laminado sustentável, por exemplo, o revestimento é fabricado com o uso de chapas de madeira originadas de árvores reflorestadas.
Quais são os benefícios de desenvolver um projeto de interiores sustentável com piso laminado?
A seguir, você vai conhecer os principais benefícios de desenvolver um projeto de interiores sustentável com piso laminado.
Durabilidade
Os pisos laminados têm uma ótima durabilidade, mantendo um aspecto novo por muito tempo. Eles são resistentes ao molhamento eventual, riscos e manchas. Isso sem contar que há as alternativas anti-cupins e também hipoalergênicas.
Facilidade de manutenção
Outro benefício do piso laminado está na facilidade de manutenção e limpeza. Afinal, ele se mantém limpo apenas ao varrer ou aspirar, finalizando com um pano levemente umedecido.
Conforto térmico
A madeira é considerada um isolante térmico natural, o que faz do piso laminado a escolha ideal para quem deseja um ambiente mais aconchegante. O revestimento mantém a temperatura agradável e equilibrada, independentemente se está frio ou calor.
Preservação do meio ambiente
Ao optar pelo uso de piso laminado com madeira reflorestada no seu projeto, você contribui de várias formas para a preservação do meio ambiente.
Esse material ajuda a evitar o desmatamento, favorecendo a preservação das florestas nativas. O revestimento também requer menos etapas de produção, reduzindo a emissão de poluentes, bem como o uso de energia e água.
Como desenvolver um projeto de interiores sustentável com piso laminado?
Na hora de escolher o piso laminado para compor seus projetos, é fundamental verificar se o produto é de qualidade e tem boa durabilidade.
O piso laminado ainda deve ter a certificação da sua origem sustentável. Isso vai garantir que a madeira tenha sido adquirida com respeito ao meio ambiente e em conformidade com os órgãos de fiscalização.
Assim como os pisos, os móveis e outros objetos podem ser fabricados com materiais ecológicos e sustentáveis, sendo importante buscar empresas que também ofereçam certificação.
Lembrando que, ao incorporar esses produtos ao design de interiores, você garante não apenas danos menores ao meio ambiente, mas também resistência e durabilidade ao projeto.
O piso laminado Durafloor se destaca com certificações e selos que atestam a origem legal e sustentável da madeira usada em seus produtos: o selo Forest Stewardship Concil (FSC) e o Greenguard Gold.
A seguir, confira algumas opções da Durafloor que preservam as florestas e o meio ambiente para você usar no projeto de interiores sustentável com piso laminado.
Piso laminado ultra Durafloor padrão Chamonix, da Linha Unique
Fabricado a partir de madeira reflorestada, o piso laminado padrão Chamonix combina tons claros e escuros, criando uma sensação de movimento. Ideal para a paginação de piso, o modelo forma um conjunto de contrastes entre vintage e moderno, trazendo elegância e personalidade ao espaço.
Piso laminado ultra Durafloor padrão Toledo, da Linha Unique
O piso laminado padrão Toledo conta com padrão homogêneo e discreto, com detalhes como nós e estrias em tons castanho médio. Essas características conferem um estilo mais rústico e, ao mesmo tempo, moderno ao revestimento.
Leia também: O Que É Um Piso Sustentável e Onde Encontrar?
Como vimos até aqui, criar um projeto de interiores sustentável com piso laminado é uma excelente opção para quem deseja unir beleza e funcionalidade, sem deixar de lado a atenção ao meio ambiente e à sustentabilidade.
Gostou da leitura? Aproveite para saber como escolher o piso ideal para cada ambiente da casa e desenvolver espaços surpreendentes e aconchegantes.