O piso tem o poder de transformar completamente um ambiente, não apenas no sentido estético mas, também, no funcional. Quem está em busca do revestimento perfeito deve, portanto, conhecer bem as características das principais opções do mercado antes de fazer uma escolha.
Neste artigo, apresentamos a diferença entre piso vinílico e laminado, dois revestimentos de muita qualidade, ideais para espaços internos e extremamente fáceis de limpar. Ambos contam, ainda, com a vantagem da praticidade na instalação, inclusive podendo ser sobrepostos a outros pisos previamente existentes.
Com tantos atributos semelhantes, como escolher o melhor? Confira mais informações a respeito de cada um para tomar sua decisão!
Entenda as diferenças entre piso vinílico e laminado
Embora tenham muitas semelhanças, o piso laminado e o piso vinílico se diferem principalmente por dois aspectos: o material com que são produzidos e o processo de instalação de cada revestimento.
Matéria-prima de fabricação
- piso laminado: feito com HDF (painel de madeira de alta densidade). A parte superior recebe a estampa que dá o visual do revestimento e o material vem em réguas;
- piso vinílico: produzido a partir de PVC (policloreto de vinil). Pode vir em réguas ou placas.
- piso vinílico SPC: possui, na composição, uma mistura de polímeros com carbonato de cálcio e substrato de plástico. Pode vir em réguas ou em placas.
Processo de instalação
Outra grande diferença entre o revestimento vinílico e o laminado envolve o processo de instalação. Apesar de ambos serem instalados com facilidade, os modos de colocação se diferem.
O piso laminado pode ser aplicado apenas com encaixe por click. É possível instalá-lo em qualquer lugar, desde que o contrapiso ou o piso previamente instalado conte com, no máximo, 3 milímetros de saliências em uma extensão de até 1 metro. Caso contrário, é preciso realizar correções com um produto específico para este fim.
Já o piso vinílico demanda um piso totalmente nivelado. Portanto, a avaliação é fundamental e, se necessário, deve ser aplicada uma massa niveladora para realizar a correção. A versão em SPC, no entanto, pode ser instalada nas mesmas condições do laminado, já que a diferença no material o torna menos suscetível a fotografar as saliências do piso de baixo.
Piso vinílico X piso laminado: características
Agora que você já conhece as principais diferenças entre piso vinílico e laminado nas questões estruturais, é hora de conhecer os pontos fortes e fracos de cada um. Assim, você pode tomar a melhor decisão para sua casa.
Piso vinílico
O piso vinílico tem o interessante poder de conservar a temperatura dos ambientes e abafar sons, como passos, por exemplo. Devido ao seu revestimento, ele é antialérgico e dificilmente mancha — o que aumenta a sua durabilidade.
Ele, no entanto, não é resistente a uma grande quantidade de água, o que faz com que a limpeza deva ser executada com o auxílio de aspirador de pó, vassoura de cerdas macias e pano úmido, apenas.
Piso laminado
Entre os benefícios do piso laminado, está também o fato de que ele ajuda a manter a temperatura do ambiente. Seu ponto fraco em relação ao vinílico é que ele não abafa tão bem os sons, mas no quesito durabilidade ele ganha muitos pontos: por ser protegido por uma resina de melamina, ele é altamente resistente a riscos e manchas.
Sua instalação é muito prática, e outro ponto positivo é que ele pode ser desmontado e levado para outro cômodo ou até mesmo outro imóvel, o que torna possível aproveitá-lo mesmo em casos de mudança.
Assim como os vinílicos, no entanto, os pisos laminados não resistem a uma grande quantidade de água e não devem ser aplicados em áreas molhadas, como banheiros e cozinhas.
Algumas das linhas da Durafloor já contam com a tecnologia Ultra Premium, que os torna mais resistentes à umidade, mas não a grandes quantidades de água. A limpeza, portanto, também deve ser feita apenas com um pano úmido.
Agora que você já conhece as características e diferença entre piso laminado e vinílico, ficou mais fácil tomar a decisão de qual escolher para a sua casa. O mais importante é adquirir um produto de qualidade.
A Durafloor é referência no mercado brasileiro de revestimentos e trabalha com materiais sofisticados e de altíssima durabilidade. Aproveite para acessar o site e fazer uma simulação do piso ideal para a sua casa!