Um dos passos mais importantes para a definição da decoração de um ambiente é pensar na paleta de cores. Isso é importante para que haja uma harmonia entre o piso, a parede e os demais elementos escolhidos para compor o espaço.
Mas… como escolher as tonalidades perfeitas para que tudo combine entre si e, ainda, seja a sua cara? Neste guia de cores você encontra as dicas que precisa para arrasar na decoração da sua casa.
Como escolher cores para a decoração: pontos para se atentar
Na hora de escolher a cor, existem duas vertentes que valem ser levadas em consideração:
- a teoria das cores;
- a psicologia das cores.
Enquanto uma delas está mais relacionada à maneira de combinar cores harmonicamente, a segunda diz respeito à mensagem que uma cor passa e a sensação que ela é capaz de provocar.
Teoria das cores
A teoria das cores organiza as colorações em um círculo cromático que pode ser interpretado de diferentes maneiras e oferecer interpretações que se complementam entre si.
Uma delas está relacionada à sua possibilidade (ou não) de se decompor em outras cores. Dessa maneira, vermelho, azul e amarelo são consideradas as três cores primárias, que não se decompõem. As secundárias são as que surgem a partir da mistura dessas primárias e, as terciárias, da mistura das secundárias.
Além disso, o círculo é dividido entre as cores frias e quentes, sendo que:
- cores quentes são associadas ao sol e ao fogo, como as tonalidades de vermelho, laranja e amarelo;
- cores frias, por sua vez, são ligadas ao gelo e à água, como as tonalidades de verde, azul e violeta.
O círculo é um material interessante porque é possível usá-lo para combinar as cores, das seguintes maneiras:
- cores complementares: utilizam duas cores que se encontram opostas dentro do círculo cromático, como vermelho e verde ou roxo e amarelo;
- cores análogas: utilizam três cores que estão lado a lado no círculo cromático, como azul, azul-esverdeado e azul-violeta;
- cores triádicas: no círculo, trace um triângulo que indiquem três cores diferentes (e que tenham a mesma distância entre si), como laranja, violeta e verde;
- cores tetrádicas: são usadas quatro cores, sendo necessário escolher um par, segundo a ordem que aparece no círculo, e captar, também, as complementares de ambas;
- monocromatismo: se prefere usar apenas uma cor, escolha o de sua preferência e trabalhe com diferentes tonalidades, saturações e brilhos.
Psicologia das cores
Como as cores nos fazem sentir também é algo que não pode ser ignorado, já que o ambiente de uma casa precisa ser agradável e contribuir com o bem-estar de seus moradores.
De maneira geral, as cores quentes são estimulantes e funcionam melhor em espaços voltados para o entretenimento. Já as cores frias são mais tranquilizantes e, por isso, recomendadas para espaços de descanso.
Cores que combinam com piso de madeira
Quer garantir que a sua decoração está realmente adequada, ainda considerando o revestimento? Como exemplo, escolhemos o piso laminado de madeira, grande queridinho dos brasileiros.
Em geral, todas as tonalidades funcionam bem com o amadeirado. Porém, alguns padrões, dependendo de sua intensidade, ficam ainda melhor quando colocados juntos a outras cores. Por exemplo:
- madeira clara ou acinzentada: azul e roxo;
- madeira de cor média: verde, rosa e laranja;
- madeira escura: amarelo e vermelho.
Porém, isso não é uma regra geral, ok? Essa combinação também vai depender da intensidade escolhida das tonalidades de parede, dos móveis e acessórios de decoração que você escolher para compor o ambiente.
Gostou de saber como montar a paleta para o seu ambiente? Aproveite para se aprofundar no assunto com o nosso artigo sobre as cores e o seu significado na decoração!