Chegou o momento de realizar uma reforma em seu projeto arquitetônico, mas está com receio de que será um processo complicado e demorado? Pelo menos com o revestimento de piso você não vai precisar se preocupar. A aplicação de piso laminado é uma das mais práticas e você pode fazer em sua casa, apartamento, ambiente comercial, entre outros.
Neste artigo, vamos mostrar um passo a passo de como realizar essa aplicação de forma ágil e simples. Confira!
Como é feita a aplicação de piso laminado?
A aplicação de piso laminado da Durafloor é muito fácil e essa é uma das vantagens desse revestimento. Veja a seguir recomendações e o passo a passo de como deve ser colocado.
Verifique irregularidades no contrapiso
A primeira etapa é avaliar se o contrapiso está sujo ou irregular. O local de aplicação do piso laminado precisa estar limpo, seco e nivelado. Utilize régua para checar, pois se houver saliências maiores do que 3 mm, elas precisarão ser retiradas. Caso haja depressões com mais de 3 mm, coloque argamassa para preencher.
Além disso, há uma etapa de verificação para checar se o piso está com umidade. Para isso, basta colar um plástico no contrapiso com fita adesiva em toda sua extremidade e esperar 24 horas.
Se após esse período o plástico apresentar pequenas gotas d’água de condensação ou escurecimento da superfície, o contrapiso tem umidade e precisa de impermeabilização antes do piso ser instalado.
Coloque uma manta sobre o contrapiso
O próximo passo recomendado para os pisos laminados da Durafloor é colocar uma manta no contrapiso para servir de barreira de umidade. Instale no sentido contrário ao da aplicação do laminado, com 1 cm de sobra nas paredes, pois é preciso deixar um espaço de contração e dilatação entre a parede e o piso.
Utilize as Mantas Durafloor Eco, Reciclada ou DuraSilent Black, conforme as especificações.
A Durafloor também oferece a opção de piso laminado Ultra, com proteção contra umidade ainda maior.
Colocação das réguas do piso laminado
Em qual sentido devemos colocar o piso? O recomendado é fazer a instalação paralela à luz que entra pelas portas e janelas do local. A sequência é a seguinte:
- a primeira régua tem que ser aplicada com o lado macho voltado para a parede;
- não é necessário utilizar cola, apenas o encaixe macho e fêmea;
- aplique as réguas em fileiras alternadas, por exemplo: a segunda fileira é diferente da primeira, porém, é igual a quarta;
- você pode decidir se os pisos ficarão no sentido longitudinal, transversal ou diagonal.
Acabamento
Para finalizar o processo, utilize acessórios de acabamento, pois eles garantem uma instalação perfeita dos pisos laminados da Durafloor. Inclusive, em alguns casos, seu uso é obrigatório.
Alguns desses acessórios são:
- perfil t ou perfil de dilatação;
- perfil redutor;
- perfil piso parede;
- frontal de escada;
- rodapés;
- cantoneiras.
Eles asseguram que o piso laminado possa ter o movimento natural da madeira — de dilatar e retrair sem danificar o revestimento.
Confira o catálogo de pisos laminados da Durafloor e escolha o piso ideal para o seu projeto!