O Feng Shui é uma prática de origem chinesa que busca realizar uma harmonização energética nos ambientes da casa. Essa arte já existe há mais de quatro mil anos e considera que existem certas vibrações nos locais em que circulamos. Essas vibrações podem ser tanto benéficas quanto prejudiciais para corpo e mente.
A prática prega que existe uma interação entre nós, seres humanos, e as forças da natureza. Apesar de ser um trabalho complexo, é possível aplicar os conceitos de maneira simples e assertiva em seus projetos. A ideia é “manipular” as energias presentes na casa, para que sejam positivas. Veja como fazer com as dicas que separamos abaixo.
Aplicando o Feng Shui na decoração
A primeira coisa que você deve fazer se quer trabalhar com Feng Shui é conhecer o baguá, uma espécie de mapa dos centros de energia do cômodo e da casa. Em formato de octógono, ele está dividido entre nove segmentos que influenciam sua vida de alguma maneira, como relacionamento, criatividade, família, entre outros.
Cada um dos segmentos conta com especificações em matéria de cores, formatos e plantas que devem estar em evidência. Como o objetivo é “manipular” as energias da casa, deve-se seguir as diretrizes do baguá durante o planejamento do décor.
Além disso, temos também algumas dicas práticas para aplicar:
- posição da cama — dentro do quarto, a cama deve ficar em uma parede que chamamos de “cega”, ou seja, sem janelas ou portas. O ideal é que também que ela fique voltada para a porta de entrada do cômodo;
- nada na entrada — tudo que impede a visão da entrada da casa deve ser retirado. É importante para garantir o fluxo de energia entre a rua e o interior do local, protegendo e dando boas-vindas ao mesmo tempo;
- usando espelhos a seu favor — ao contrário do que muitos pensam, o Feng Shui não proíbe a utilização de espelhos, apenas é preciso garantir a localização correta. Eles não podem refletir a cama, por exemplo, mas são uma ótima pedida na frente da mesa de jantar, para refletir a prosperidade na casa.
O Feng Shui e as cores da casa
Quem conhece um pouco sobre Feng Shui já deve ter se assustado com a prática de jamais utilizar cores escuras. Na verdade, não é bem assim. A arte milenar prega que que cores claras e neutras trazem felicidade para os ambientes, mas também diz que cada tom tem o poder de trazer uma sensação diferente.
É preciso estudar os tons e a indicação para cada um dos segmentos que estão no baguá para escolher o ideal para os cômodos do projeto.
Gostou de aprender um pouco mais sobre essa técnica? Para continuar lendo sobre temas relacionados continue acompanhando o Blog Durafloor!