Você sabia que manter o corpo em movimento ao som de uma boa música é uma atividade que traz resultados positivos para o corpo e também para mente? Afinal, os benefícios da dança envolvem desde melhorias na condição física até o aumento da autoestima e do bem-estar.
Se você não frequenta um estúdio de dança, isso não é um impedimento para aproveitar todas as vantagens dessa atividade prazerosa, pois é possível montar um espaço de dança na sua própria casa.
Quer saber mais a respeito? Continue a leitura para conferir:
- quais são os principais benefícios da dança para o corpo e a mente;
- como criar um espaço de dança em casa.
Quais são os principais benefícios da dança para o corpo e a mente?
O ato de dançar traz muitos benefícios físicos e mentais, como você vai entender a seguir:
Melhora da condição física
A dança trabalha com diferentes grupos musculares, contribuindo para a melhoria da condição física em vários aspectos. O fortalecimento da musculatura é um exemplo, o que é fundamental para reduzir e evitar lesões.
Além disso, realizar os movimentos da dança aumenta a frequência cardíaca e respiratória, favorecendo a resistência do sistema cardiorrespiratório.
Desenvolvimento da flexibilidade motora
O ato de dançar exige que você siga uma sequência ritmada de movimentos em diferentes graus de dificuldade. Assim, incorporar coreografias variadas na sua rotina vai ajudar a desenvolver a coordenação motora, contribuindo também para a melhora do equilíbrio.
Benefícios para a saúde mental
Além da questão física, os benefícios da dança se estendem para a saúde mental. Isso porque ao extravasar os sentimentos de maneira leve, leva a um aumento da autoestima. Assim, a dança traz mais confiança e diminui os sentimentos de insegurança, o que acaba sendo levado a outros momentos da vida.
Redução do estresse
Ao praticar os movimentos de dança, o corpo libera endorfina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Como resultado, há redução dos níveis de estresse e ansiedade.
Como criar um espaço de dança em casa?
Conhecendo os benefícios da dança, que tal ter um espaço multifuncional na sua casa para movimentar o corpo? Confira as nossas dicas!
Defina o espaço para movimentação
Separe um local da casa com espaço suficiente para se movimentar sem limitações para que seja possível realizar as coreografias. Caso necessário, afaste sofá, mesa de centro, tapete e outros objetos que possam atrapalhar na hora da dança.
Escolha o piso ideal
O piso é muito importante para alcançar os benefícios da dança de maneira segura e confortável. Nesse sentido, os pisos laminados e vinílicos são ótimas alternativas.
Piso vinílico padrão Austin, da Durafloor
O piso vinílico padrão Austin, da Linha Urban, facilita os movimentos de dança, permitindo realizar as coreografias com conforto e tranquilidade. Além disso, evita impactos no corpo como em pisos mais duros e previne escorregões, proporcionando mais segurança.
Outras vantagens do piso vinílico incluem a facilidade de instalação e de limpeza, permitindo uma fácil manutenção no dia a dia.
Piso laminado padrão Nagoya, da Durafloor
O piso laminado padrão Nagoya, da Linha Nature, oferece firmeza ao pisar e, ao mesmo tempo, garante o conforto necessário para a prática da dança. O conforto térmico, a facilidade de limpeza e a manutenção do piso laminado são outros de seus benefícios para o ambiente.
Utilize espelhos para acompanhar os movimentos
Seja qual for o estilo de dança, a presença de um espelho é indispensável no espaço a fim de permitir que você veja como está executando os passos e coreografias.
Assim, providencie espelhos grandes e posicione-os em pontos estratégicos das paredes, de modo que sejam capazes de oferecer uma boa visão dos seus movimentos.
Invista na iluminação adequada
Outro fator que você deve considerar se deseja aproveitar os benefícios da dança no conforto de casa é garantir uma boa iluminação.
Esse detalhe é fundamental para que você possa ver com clareza seus movimentos e expressões de dança. Porém, é preciso evitar uma iluminação exagerada a ponto de causar distrações ou atrapalhar a execução dos passos.
Confira também: Dancefloors | Pisos vinílicos e laminados para qualquer ritmo!
Agora você já conhece os benefícios da dança para corpo e mente. Que tal colocar as nossas dicas em prática? Conheça os melhores tipos de pisos para criar seu próprio universo dancefloor.