A decoração da casa de vó remete a uma memória afetiva, que carrega consigo uma mistura de lembranças e sentimentos. Esse estilo busca resgatar objetos, móveis e cores que evocam lembranças familiares, criando um ambiente cheio de histórias e afeto.
Por isso, aderir à decoração afetiva é mais do que uma escolha estética, é uma forma de tornar sua casa um lugar acolhedor e cheio de significado, onde cada detalhe reflete carinho e nostalgia.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e confira:
- quais são os elementos da decoração estilo casa de vó;
- como incorporar pisos laminados ou vinílicos na decoração afetiva.
Quais são os elementos da decoração estilo casa de vó?
Os elementos da decoração estilo casa de vó são caracterizados por um ambiente acolhedor e nostálgico, cheio de detalhes afetivos. Alguns dos principais elementos incluem:
Elementos clássicos
Incorporar móveis com inspiração vintage é como acrescentar verdadeiras jóias para valorizar um estilo carregado de memórias afetivas. Você pode garimpar essas preciosidades em lojas de antiguidade e brechós, onde é possível encontrar os mais variados estilos.
Outra dica é reaproveitar objetos que carregam as raízes e sentimentos da sua infância. Dessa forma, pode dar uma nova oportunidade para alguns móveis que estão há décadas na sua família.
Cortinas de linho, capas de almofadas e toalhas de rendas, especialmente quando feitas à mão, são outra forma de remeter ao estilo de casa de vó. A adição de plantas e flores ao ambiente traz de volta o charme da decoração afetiva.
Assim, procure investir em plantas daquela época, como samambaias penduradas na sala de estar ou varanda, o beiral da janela enfeitado com diversos tipos de suculentas e a mesa de jantar decorada com um belo vaso de flores de cores variadas.
Combinação de peças modernas com itens antigos
Você sabia que é possível equilibrar o novo e o antigo para criar um visual harmônico? E não é preciso muito esforço para alcançar esse resultado: uma simples cadeira em estilo retrô pode dar o realce necessário para o ambiente.
Outra alternativa é dar um destaque especial no espaço para itens antigos, como relógios de parede, cristaleiras, vitrolas ou máquinas de costura antigas.
Além disso, você ainda pode misturar referências de diferentes épocas e estilos, como a decoração farmhouse. Uma dica é criar um ambiente onde há a mistura do charme dos elementos do passado com a modernidade dos móveis contemporâneos.
O que importa é que os móveis e objetos tenham uma estética que agrade ao olhar e, reunidos no mesmo espaço, formem uma decoração onde a sensação de casa de vó possa ser notada.
Cores e texturas que remetem à casa de vó
Paletas de cores suaves ajudam a transmitir o aconchego e tranquilidade que um ambiente nostálgico deve ter. Assim, é possível optar por tons pastéis, como azul claro, verde menta e rosa bebê. Se deseja incorporar revestimento às paredes, considere usar elementos coloridos e estampados a fim de dar o toque nostálgico que o ambiente pede.
Opte também por artesanatos para incorporar um ar mais autêntico ao espaço, como almofadas bordadas ou em crochê, tapetes felpudos, além de colchas de cama coloridas e estampas, que podem dar um ar rústico ao ambiente.
Como incorporar pisos laminados ou vinílicos na decoração afetiva?
A escolha do piso é essencial para complementar a decoração afetiva, trazendo como vantagens a beleza e praticidade. Aproveite para conhecer alguns padrões de pisos Durafloor que podem contribuir para dar ao seu lar um ar de casa de vó.
Padrão Osaka, da Linha Urban
Com uma tonalidade clara e sutil, o piso vinílico padrão Osaka, da Linha Urban, traz o charme natural dos veios da madeira para dentro do seu lar, criando uma sensação aconchegante e de bem-estar.
Esta é uma ótima opção para quem deseja criar um espaço harmonioso e minimalista, permitindo destacar, da maneira desejada, os elementos decorativos que compõem o ambiente.
Padrão Álamo, da Linha New Way
O piso laminado padrão Álamo, da Linha New Way, oferece um visual aconchegante e requintado para os ambientes. Com uma tonalidade mais escura e desenho que destaca a beleza natural da madeira, esta é uma escolha indicada para quem deseja unir o clássico a outras tendências de design de interiores.
Leia também: Saiba Com Deixar A Casa Aconchegante
Como vimos até aqui, há várias maneiras de incorporar o estilo de decoração afetiva ao seu lar. Ao colocar essas dicas em prática, você poderá trazer lembranças queridas do aconchego da casa de vó aos dias de hoje sem abrir mão da praticidade da vida moderna.
Gostou da leitura? Aproveite para entender como escolher entre pisos laminados e vinílicos para compor o seu ambiente.