Tem quem ache que o rodapé passa completamente despercebido em uma casa, mas acredite: sem ele, os ambientes não ficam bem acabados — assim como um quadro sem moldura.
Por isso, durante uma reforma ou uma obra é preciso levar esse acessório em consideração e saber como calcular o metro linear de rodapé é fundamental para comprar a quantidade correta, evitando desperdícios e perda de tempo.
Leia este artigo para entender mais sobre a importância desse acessório de acabamento e aprender a fazer esse cálculo.
Qual a importância do rodapé na composição dos espaços?
O rodapé pode parecer um mero detalhe, mas é muito importante para vários aspectos do design e da usabilidade do ambiente. Esteticamente, ele é responsável por trazer melhor harmonização entre os elementos do cômodo, principalmente quando se trata do piso e da parede.
E para além da aparência, funciona como um ótimo isolante térmico, uma vez que consegue reter a temperatura em sua superfície, evitando que o ambiente fique muito quente ou muito frio. Um ponto que ajuda nessa característica é sua resistência a umidade da peça.
Qual é a diferença entre metro linear e metro quadrado ao medir rodapés?
Antes de ensinar a calcular o metro linear de rodapé, vamos explicar a diferença entre essa medida e a do metro quadrado, o que costuma gerar muitas dúvidas em pessoas leigas, mas também em alguns profissionais na hora de comprar material para uma obra ou reforma.
A diferença entre essas formas de medir é que, no caso do metro quadrado, a medida calculada é o resultado da multiplicação pela largura do ambiente. Medidas a metro quadrado são utilizadas na hora de calcular a quantidade de revestimentos para piso ou paredes, por exemplo, já que é importante preencher todo o espaço.
O rodapé, por sua vez, é calculado em metro linear, que é usado para medidas em linha.
Em termos mais simples, a medida em metros quadrados reflete a área do espaço, enquanto as medidas em linha refletem o perímetro (ou mesmo apenas um dos lados).
Saiba como calcular metro linear de rodapé
O cálculo do metro linear de rodapé corresponde ao perímetro do espaço em que ele será instalado.
Calcular essa medida não é difícil, basta contar com uma régua, trena ou fita métrica e medir as distâncias em linha reta entre uma parede e outra. Para medir o perímetro de um espaço quadrado ou retangular, basta medir os quatro lados e somar essas metragens: o resultado será a quantidade de metro linear de rodapé necessário para o ambiente.
Por exemplo: uma sala que tem 4 metros de largura por 3 metros de comprimento tem 14 metros de perímetro. Logo, ela demanda 14 metros de rodapé para a instalação.
Espaços mais picotados exigem um pouco mais de trabalho, mas, via de regra, basta medir cada uma das linhas retas que circundam o ambiente e somar os valores ao final.
Lembramos, ainda, que é sempre importante comprar uma margem a mais de rodapé, para ter um pouco de sobra de material em caso de necessidade.
Está confuso com os cálculos para sua obra? Não deixe de conferir também o nosso artigo sobre como calcular a quantidade de piso por área e evite grandes desperdícios ou escassez de material!