Você sabe como decorar quarto de criança unindo conforto, bom gosto e segurança? São muitos os detalhes que podem deixar os pais confusos e na dúvida sobre como alcançar o melhor resultado.
Afinal, além da estética e da funcionalidade, o toque lúdico também deve estar presente na decoração. Também vale ter em mente que o quarto não é apenas um lugar para dormir, já que o espaço também pode ser usado para brincar, descansar e aprender. Tudo isso deve ser considerado na hora de pensar na decoração.
Mas como fazer para reunir tantos detalhes no mesmo ambiente? Continue a leitura e confira 4 dicas para criar uma decoração de quarto de criança ideal para o seu filho:
- defina o tema e a paleta de cores;
- opte por móveis seguros e funcionais;
- crie zonas de atividade no quarto;
- integre o piso na decoração.
1. Defina o tema e a paleta de cores
A definição do tema e das cores é um passo fundamental para quem está pensando sobre a decoração do quarto da criança. O ideal é que a temática seja capaz de refletir os interesses do pequeno e, feita a escolha, é mais fácil definir os objetos que vão compor o espaço.
Notou que o seu filho adora animais e bichinhos de pelúcia? Então, temas relacionados à natureza, como ursinhos, floresta e fazendinha, podem ser uma boa opção. Agora, se a criança ama contos de fadas, é possível investir em uma decoração voltada ao universo das histórias infantis, como Chapeuzinho Vermelho, Princesas e Os Três Porquinhos.
Em relação às cores, tons pastéis criam uma decoração de ambiente relaxante, enquanto cores vibrantes ajudam a estimular a criatividade do pequeno. Assim, procure criar um equilíbrio entre as escolhas, intercalando paredes em tons mais neutros, como branco e bege, em contraste com objetos e acessórios de cores mais vibrantes.
Outra dica sobre como decorar quarto de criança é optar por uma paleta que seja atemporal. Isso significa que a cor não vai ficar fora de moda em poucos anos. Assim, será possível acompanhar o crescimento da criança, fazendo mudanças mais práticas na decoração no futuro.
2. Opte por móveis seguros e funcionais
Quando o assunto é como decorar quarto de criança, é fundamental que os móveis ofereçam toda a segurança. As quinas arredondadas, por exemplo, são fundamentais para que acidentes não aconteçam. Verifique também se os móveis são fabricados com materiais não tóxicos.
Além da segurança, o conforto também é importante. A altura das cadeirinhas e das mesas de desenho devem ser adequadas para a da criança. Caso contrário, ela poderá sofrer com dores nas costas.
Outro ponto a considerar é em relação à funcionalidade dos móveis. O ideal é investir nos chamados móveis multifuncionais, opções que permitem um melhor aproveitamento do espaço. Entre as alternativas estão as camas com gavetas embutidas, as mesas com espaço de armazenamento e os baús.
3. Crie zonas de atividade no quarto
O quarto infantil é um espaço que pode ser usado para uma variedade de atividades. Pensando nisso, o ideal é reservar um espaço específico e que seja adequado para cada uma delas.
No local dedicado aos estudos, por exemplo, inclua cadeiras, bancadas e prateleiras para o material escolar. Já o cantinho do descanso pode ser repleto de pufes coloridos, tapetes e brinquedos.
Para estimular ainda mais a criatividade do pequeno, a dica é criar um ambiente lúdico. Uma tenda de leitura para ler os livros e gibis é uma boa ideia. Um painel de arte também pode ser usado para exibir os desenhos e outros trabalhos manuais, e pode ser feito instalando um varal e prendedores ou pintando uma parede como uma lousa.
4. Integre o piso na decoração
Assim como os outros elementos que compõem o quarto da criança, o piso também precisa combinar com a decoração. Mas, além de pensar na cor do piso e se é esteticamente agradável, a escolha também deve considerar fatores como segurança e conforto.
Nesse sentido, o piso vinílico e o piso laminado são uma ótima solução moderna para o quarto dos pequenos. Com uma grande variedade de cores em tons de madeira, eles ajudam a criar um ambiente mais acolhedor.
Outros benefícios incluem:
- alta durabilidade;
- fácil de instalar (como o piso vinílico de encaixe click);
- fácil limpeza;
- proteção contra proliferação de fungos e bactérias;
- conforto térmico em qualquer temperatura.
Em relação à melhor opção de piso para o quarto da criança, vale ressaltar que tanto o piso vinílico quanto o laminado podem ser limpos com vassoura de cerdas macias, aspirador de pó e pano úmido. Além disso, ambos são resistentes ao molhamento eventual e podem ser usados logo após a colocação.
Leia também: Conheça O Simulador De Ambiente Da Durafloor E Aprenda A Usá-Lo Na Decoração Da Sua Casa
Ao longo da leitura você viu como decorar quarto de criança não esconde nenhum segredo. Ao seguir as dicas deste post, será capaz de criar um ambiente lúdico, confortável e seguro para o seu pequeno dormir, brincar e relaxar. Aproveite para conferir quatro inspirações de pisos para quartos.