Ao pensar em paisagismo, é muito comum que as pessoas lembrem, automaticamente, dos grandes jardins e áreas externas. O conceito, no entanto, pode ser aplicado também na decoração interna de um ambiente: a questão é saber utilizar as plantas adequadas para tornar uma casa mais bonita e aconchegante.
Para criar o espaço perfeito, no entanto, é necessário levar outros elementos em consideração, especialmente o piso! É importante escolher um revestimento que converse bem com as áreas verdes da residência. Leia o artigo para entender mais sobre pisos para paisagismo.
Como aplicar o paisagismo dentro de casa
O paisagismo, na arquitetura, está relacionado a projetos para ambientes externos que levam em conta tanto a estética quanto a preservação e a exaltação da natureza. Quando esse conceito vem para dentro de casa, ele precisa respeitar os mesmos alicerces.
Portanto, pensar no paisagismo de interiores vai muito além de encher a casa de plantas, exige planejar a estética do espaço como um todo, levando em consideração as características de cada espécie vegetal e suas demandas — que devem casar, também, com o estilo de vida dos moradores.
Se a sua vida é muito corrida, por exemplo, o ideal é evitar as plantas mais frágeis e que necessitam de cuidados mais específicos. Se a planta gosta de sol, ela não deve ficar naquele cantinho no qual os raios não chegam. Questões como essas devem ser primordiais na hora de planejar o paisagismo residencial.
Para além disso, é claro, sabemos que a estética é muito importante e o resultado final do projeto fica muito mais agradável quando todos os elementos do ambiente conversam entre si — e o piso não pode ser deixado de lado!
Pisos para paisagismo: como combinar
Enquanto nos ambientes externos os diferentes tipos de pedra permitem uma gama de opções de combinação, no paisagismo para ambientes internos o mais indicado é utilizar pisos com aparência de madeira.
Isso porque a junção da estética da madeira com as plantas traz a expressão do natural para a decoração, e dependendo da tonalidade do piso, a combinação pode causar diferentes efeitos.
A madeira original, no entanto, além de ser um material mais caro, tem uma manutenção complicada. Por isso, a solução ideal para combinar com o seu paisagismo em casa é a do piso laminado que imita madeira!
Dica bônus: como harmonizar o piso com as plantas da casa
Plantas não são todas iguais, tampouco os pisos! Portanto, vale prestar atenção em algumas questões na hora de escolher o laminado de madeira mais adequado para combinar com o paisagismo da sua casa:
- a aparência das plantas e dos vasos;
- o local em que os elementos verdes ficarão;
- os outros elementos da decoração, como móveis e acessórios;
Defina, também, se você quer que o piso seja um elemento mais neutro da decoração ou se ele deve ser um dos destaques. A partir disso, fica mais fácil definir a cor e até mesmo a padronagem: existem revestimentos dos mais discretos aos mais trabalhados, e isso faz muita diferença no resultado final.
Você sabia que no site da Durafloor é possível simular o seu ambiente para entender qual é a melhor opção de revestimento para ele? Acesse já o aplicativo Meu Piso Ideal e comece a compor, por ali, o paisagismo da sua casa!