A chegada de um novo membro na família sempre gera muitas expectativas e também preocupações. Todo cuidado é pouco, por isso, na hora de reformar o quarto de bebê, alguns fatores devem ser levados em consideração para garantir que o ambiente seja seguro.
Neste artigo, a Durafloor reuniu as principais dicas do que inserir no quarto para proteger o seu bebê.
Como montar um quarto de bebê seguro?
Para que o quarto de bebê seja o mais seguro possível, uma das primeiras coisas que a reforma deve priorizar são os materiais e superfícies de fácil limpeza. Dessa forma, o cômodo não acumula muita poeira, algo que pode gerar alergias respiratórias na criança.
Carpetes e cortinas que acumulam muita poeira devem ser evitados, prefira utilizar materiais antialérgicos ou persianas, que juntam menos sujeira e são fáceis de limpar.
Veja a seguir mais dicas!
Revestimento
Já que o carpete não é recomendado, qual tipo de revestimento deve-se utilizar no quarto de bebê?
Uma das opções é o piso laminado. Além da variedade de padrões que você escolher para combinar com a decoração que tem em mente, o revestimento oferece benefícios como:
- ótima durabilidade;
- fácil de limpar — material pode ser higienizada apenas com uma vassoura macia e pano úmido;
- hipoalergênico;
- efeito isolante térmico — adapta-se a temperatura do ambiente, portanto o bebê poderá engatinhar sem problemas;
- proteção antibacteriana e antiviral (Protekto Plus).
Grades de segurança
Esse elemento é muito importante, principalmente para famílias que moram em apartamentos. Colocar grades e/ou telas de segurança nas janelas e portas da residência é uma forma de reforçar que o local estará bem protegido. Além disso, mantenha sempre o berço longe das janelas para evitar acidentes.
Protetores de tomadas
Quando o bebê começar a crescer, engatinhar e andar pelo espaço, é muito importante que as tomadas estejam com protetores e que os fios elétricos não fiquem expostos de forma alguma. Use os rodapés para esconder essa fiação.
Crianças têm o costume de colocar as coisas na boca, então evitar que ela por algum motivo mastigue fios ou então tropece neles é um ponto de atenção.
Móveis sem quinas
Outro item em que você pode colocar protetores são nas quinas dos móveis, ou então já comprá-los sem esses cantos que podem machucar o bebê. Prefira objetos e mobiliários com quinas arredondadas.
Ainda sobre móveis para quarto infantil, uma dica é também fixá-los na parede para evitar que em algum momento eles caiam sobre o bebê. Dependendo do peso do material, pode ser que ele tombe se a criança se apoiar ou tentar subir nele.
Gostou das recomendações? Essas são apenas algumas formas de reforçar a segurança do seu filho e garantir que ele tenha sempre seu local seguro em casa.
A Durafloor é especialista em pisos laminados e possui o piso ideal para te ajudar a escolher o melhor revestimento para o quarto do seu filho. Conheça nosso catálogo!