Depois que você já preparou todo o projeto que o seu cliente pediu, é hora de colocá-lo em prática. A instalação de piso laminado é bastante simples e fácil de ser feita, sendo o material perfeito para reformas mais simples e feitas em pouco tempo.
Veja só algumas dicas importantes para aplicar esse material que a Durafloor selecionou!
Passo a passo para fazer a instalação de piso laminado
A instalação de piso laminado é simples, já que se trata de um material flutuante — ou seja, não é colado ou pregado diretamente ao chão. Assim, com o sistema de encaixe, é um processo fácil e ideal para quem não está busca de reformas pesadas.
1. Separe os materiais
Antes de tudo, é preciso ter em mãos as ferramentas que serão utilizadas para aplicar as tábuas. São elas:
- serra;
- formão;
- serrote;
- chave de fenda;
- esquadro;
- lápis;
- furadeira;
- trena;
- espaçadores.
Além deles, também é importante possuir materiais de segurança (óculos, sapatos, luvas, máscara e protetores auriculares) e elementos práticos, como fitas adesivas e aspirador de pó.
2. Prepare o contrapiso
Nesse ponto, é preciso analisar a nivelação do chão. Caso apresente irregularidades, o resultado final pode acabar sendo prejudicado.
Portanto, verifique se há buracos e saliências — ambos a partir de 3 cm — ou partes quebradas que precisam ser consertadas. Caso existam, faça uma fina camada de cimento que seja suficiente para manter a superfície lisa.
3. Proteja contra a umidade
Antes de fazer a instalação de piso laminado, é preciso proteger o contrapiso da umidade. Desta forma, não há perigo de infiltrações na nova superfície.
Uma dica é fazer o teste de umidade, colando um plástico com fita adesiva e deixando-o por 24 horas. Caso o material armazene gotículas de água, significa que é preciso fazer a impermeabilização. Depois, deve ser adicionada uma manta que irá impedir que haja contato direto com o contrapiso.
4. Planeje a instalação do piso laminado
Não basta apenas comprar as táboas e colocá-las sobre o contrapiso. É preciso planejar a forma como serão aplicadas para calcular a quantidade ideal e o modo como elas serão dispostas no chão.
As maneiras de instalar são:
- longitudinal: comprimento do ambiente, com 7% de perda;
- transversal: largura do ambiente, com 7% de perda;
- diagonal: perda de 10%.
Veja também nosso vídeo explicando o processo!
Gostou de saber como fazer a instalação de piso laminado? Então confira formas mais detalhadas de completar esse processo com o nosso manual de instalação. Aproveite e continue lendo artigos no blog da Durafloor!