O piso de pedra é bastante impactante e, por isso, costuma chamar a atenção de algumas pessoas que querem trazer essa referência para a decoração de suas casas. No entanto, os custos para instalação e manutenção de um revestimento como esse costumam ser bastante altos.
Por conta disso e, também, de alguns outros pontos que estão expostos ao longo do artigo, o piso que imita pedra se torna uma excelente solução. Leia para entender as vantagens de optar por ele e saiba onde encontrar.
Desvantagens do piso de pedra
Embora tenham algumas vantagens a serem consideradas, como a beleza natural e a durabilidade, as desvantagens do piso de pedra precisam ser compreendidas por quem deseja trazer esse aspecto à sua decoração.
A primeira delas é o custo elevado. Pisos de pedra, em geral, são muito caros, especialmente para quem estiver procurando variedades mais sofisticadas e raras. Além de pagar caro pelo material, é preciso investir muito dinheiro na instalação, que requer habilidades e equipamentos especiais.
Outra desvantagem está na manutenção, que costuma ser bastante desafiadora, especialmente no caso de manchas ou riscos. Mais uma vez, o custo elevado para bancar profissionais qualificados para realizar esse tipo de trabalho deve ser levado em consideração.
Mais um ponto que não pode ser ignorado é o desconforto térmico: pisos de pedra são muito reféns da temperatura, o que faz com que fiquem muito quentes quando expostos diretamente ao sol e, no inverno, ficam bem gelados. Utilizar, portanto, um revestimento como esse dentro de casa, se você mora nas regiões mais geladas ou quentes do Brasil, não parece uma boa ideia.
Os riscos também não podem ser ignorados: grande parte dos pisos de pedra ficam bastante escorregadios quando molhados, o que configura um risco para moradores da casa, especialmente idosos e crianças.
Qual é a melhor opção de piso que imita pedra?
Quem sempre sonhou em trazer a referência do piso de pedra para dentro de casa, no entanto, não precisa ficar triste com as desvantagens elencadas no tópico anterior. É possível unir o melhor dos dois mundos e aplicar um piso confortável e prático que traga o aspecto visual das pedras.
Entre as melhores opções de piso que imita pedra estão o vinílico e o laminado.
Produzido a partir do policloreto vinílico (PVC), o primeiro tipo citado vem virando um queridinho dos brasileiros. Extremamente prático de instalar e limpar no dia a dia, entre as vantagens do piso vinílico não podem ser ignorados também o conforto térmico, acústico e seu toque suave.
E não tem como não falar do laminado, o grande favorito aqui no país para ambientes internos. Também muito prático de instalar e limpar no dia a dia, o piso laminado está disponível nas mais diversas roupagens, desde o que se assemelha à madeira até o que imita pedra.
Para saber qual dos dois se encaixa melhor com as demandas do seu ambiente, é importante conhecer as diferenças entre piso vinílico e laminado.
Onde encontrar um piso que imita pedra?
Referência no Brasil em pisos laminados e vinílicos, a Durafloor tem um catálogo vasto, com as mais variadas opções estéticas para esses dois tipos de revestimento. Lá você pode encontrar o seu preferido, inclusive os que imitam pedra. Para descobrir qual fica melhor no seu projeto ou na sua casa, experimente o aplicativo gratuito Meu Piso Ideal. Nele você consegue testar cada um dos pisos do catálogo no seu ambiente.