Uma obra que chega ao fim é a realização de um sonho para os proprietários. Depois de semanas, às vezes até mesmo meses de espera, chegou a hora de colher os frutos daquele imóvel! Mas… em meio ao pó?
A construção termina e a sujeira fica. Para poder visualizar o projeto com toda a sua beleza é preciso lançar mão de uma boa limpeza pós-obra. Só que o caos é tanto que fica até difícil saber por onde começar. Leia este artigo e confira dicas sobre o assunto!
1. Use equipamentos de proteção individual
Seja você mesmo que vai fazer a limpeza pós-obra, seja uma equipe contratada, não abra mão dos equipamentos de proteção individual. Esse tipo de faxina definitivamente não é igual àquela de dia a dia dentro de casa, pois há muito mais resíduos e poeira, o que pode ser nocivo à saúde.
Por isso, garanta que todas as pessoas envolvidas no processo estarão com os equipamentos de proteção individual adequados:
- máscara;
- óculos;
- luvas de borracha;
- botas impermeáveis.
Os abafadores de ruído também são uma boa pedida para o caso de exposições longas a materiais barulhentos, como aspiradores de pó e lavadoras de alta pressão.
2. Retire primeiro os resíduos mais pesados
Após todas as pessoas estarem protegidas, o passo seguinte é retirar “o grosso” do ambiente, ou seja, os resíduos maiores, inclusive entulhos. Algumas empresas de reforma garantem, elas mesmas, a retirada dos entulhos ao final — mas essa não é uma regra.
O ideal é começar sempre por aí para tirar essas peças maiores do caminho e facilitar o resto da limpeza, afinal, ninguém quer ficar o tempo todo desviando desses obstáculos. Certifique-se de saber como descartá-los adequadamente, já que esse tipo de lixo não é considerado comum. Em geral, é necessário contratar uma caçamba para removê-los.
3. Reforce a proteção dos acabamentos e instalações
Nós sabemos que é grande a vontade de entrar no imóvel ao final da obra e sair tirando todas as lonas e adesivos de proteção do caminho para ver o resultado — mas o ideal é tirá-los apenas após a limpeza, para mantê-los preservados tanto do excesso de sujeira quanto de eventuais riscos, do contato com produtos e até mesmo da água.
4. Comece com a limpeza seca
Não parece uma boa ideia colocar o pano úmido direto em toda aquela poeira acumulada da obra, certo? Por isso, comece sempre primeiro com a limpeza seca, ou seja, com vassouras e aspiradores que vão remover essa camada antes da entrada da água e dos produtos.
5. Faça a limpeza de trás para frente
Para que o serviço seja o mais produtivo possível, comece do cômodo mais distante da porta de entrada e vá carregando a sujeira até lá. Essa estratégia evita que, para sair da casa, os resíduos precisem passar novamente por um ambiente que já esteja limpo.
Da mesma maneira, se houver mais de um andar, conduza o processo sempre de cima para baixo, já que a sujeira pode cair dos cômodos superiores para os inferiores durante a limpeza.
6. Dê muita atenção aos vidros
A vidraçaria costuma ser uma parte muito delicada e trabalhosa da limpeza pós-obra, já que precisa de muita dedicação para ficar limpa de verdade, sem manchas e nenhum resíduo agarrado.
Conte, sempre, com os produtos adequados, em especial o vinagre e o álcool, e evite qualquer atrito com materiais pontiagudos que possam arranhar a superfície. No caso de janelas muito altas, opte, sempre, por contratar profissionais especializados que consigam realizar a limpeza da maneira mais segura e preparada possível, com o auxílio de todos os equipamentos necessários.
7. Siga as instruções dos materiais utilizados
O final de uma obra é o início de uma nova vida aproveitando o ambiente, e quem quer manter os materiais escolhidos o mais bonitos e duráveis possível deve seguir à risca a recomendação de cuidado com cada um deles.
Grande parte dos tipos de revestimento, por exemplo, não deve ser exposto ao excesso de água, nem a produtos abrasivos ou mesmo atritos muito intensos, sob o risco de serem manchados, riscados e danificados.
Antes de sair jogando aquele super balde de água em um laminado de madeira novinho, procure as orientações do fabricante e respeite-as! Se quer entender mais sobre esse assunto, leia o nosso artigo específico sobre como fazer a limpeza de piso laminado.