Os tipos de piso que imitam madeira estão sendo cada vez mais utilizados em diversos projetos de design de interiores. Afinal, a madeira de verdade, ainda que seja um grande desejo das pessoas, muitas vezes tem um preço que pode comprometer o orçamento. Não obstante, existe a questão da manutenção e, em certos casos, a existência de cupins.
Se está procurando uma alternativa mais barata e com um elevado custo-benefício, este conteúdo é para você. Nele falaremos sobre:
- por que escolher tipos de piso que imitam madeira;
- dicas para instalação e manutenção dos pisos que imitam madeira;
- quatro tipos de piso que imitam madeira.
Boa leitura!
Por que escolher tipos de piso que imitam madeira?
Optar por pisos com cores de madeira pode ser uma alternativa econômica, agradável esteticamente e que não requer manutenções ou limpezas complexas.
Por outro lado, quando se escolhe a madeira natural, esta costuma ser muito mais cara. Para você entender melhor essas vantagens, acompanhe os subtópicos seguintes!
Vantagens estéticas dos tipos de piso que imitam madeira
A primeira vantagem é contar com a aparência clássica e elegante da madeira, sem comprometer a funcionalidade do material. Afinal, por mais que não a seja propriamente, é possível proporcionar uma visão equivalente. Além disso, também é possível escolher uma coloração mais clara ou escura, conforme o gosto do morador.
Benefícios práticos
Quando comparados a pisos de madeira tradicionais, os tipos de piso que imitam madeira, como laminados e vinílicos, apresentam mais resistência, durabilidade e limpeza prática.
Além disso, eles podem durar bastante, apesar de não demandarem grandes esforços de manutenção. Por outro lado, quando se usa a madeira, procedimentos como a instalação tendem a ser mais demorados. Também existem casos nos quais o piso de madeira natural pode já estar comprometido, o que não acontece com os dois modelos que remetem ao material.
Outro benefício prático é que, na hora da limpeza, apenas uma vassoura de cerdas macias, um aspirador de pó ou um pano úmido dão conta do recado.
Dicas para instalação e manutenção dos pisos que imitam madeira
A seguir, daremos algumas recomendações para você que deseja instalar um piso que imita madeira nos ambientes de sua casa. Acompanhe!
Conselhos práticos para garantir a máxima durabilidade e aparência estética
Certifique-se de que a superfície onde o piso será instalado esteja limpa, seca e nivelada. Outro ponto que pode ajudar a aumentar a durabilidade do piso madeirado é obedecer às recomendações de instalação fornecidas pelo fabricante. Alguns produtos podem requerer um espaço de dilatação ao redor das bordas do piso, visando acomodar possíveis mudanças de temperatura e umidade.
Como cuidar e limpar esses tipos de piso para preservar sua beleza e prolongar sua vida útil
Limpe o piso regularmente com a vassoura ou o aspirador de pó. Evite o contato com a água por muito tempo, e use protetores nos pés dos móveis para não provocar arranhões, que podem comprometer a beleza do seu piso.
Considerações ao instalar em áreas específicas da casa, como cozinhas, banheiros e áreas externas
Caso deseje instalar tipos de piso que imitam madeira na cozinha ou no banheiro, confira opções que apresentam maior resistência ao contato com o líquido ou o molhamento eventual, como os pisos laminados ultra, da Durafloor.
Conheça quatro tipos de piso que imitam madeira
Agora que você entendeu as vantagens e conferiu as recomendações de instalação e manutenção, vamos agora apresentar 4 tipos de pisos que imitam madeira!
Conheça o padrão Álamo, da Linha New Way
Se você é alguém que gosta de sofisticação, o piso laminado padrão Álamo, da Linha New Way, é uma excelente opção. Sua textura é feita para se assemelhar à madeira natural, dando ao ambiente um ar de beleza, sofisticação e requinte.
Conheça o padrão Austin, da Linha Urban
Para quem preza pela tranquilidade e conforto, deve considerar o piso vinílico padrão Austin, da Linha Urban. Seus tons de caramelo são característicos, e isso dá uma sensação de calor ao ambiente.
Conheça o padrão Belgrado, da Linha Nature
Existem também aqueles moradores que não abrem mão da funcionalidade e simplicidade do ambiente. Nesse sentido, uma boa alternativa é o piso laminado padrão Belgrado, da Linha Nature, sendo conhecido por deixar a casa ainda mais aconchegante.
Conheça o padrão Brooklin, da Linha City
Finalizando a lista, falaremos agora do piso vinílico padrão Brooklin, da Linha City. Ele é ideal para quem gosta de ambientes atemporais, com acolhimento, aconchego e modernidade. Além disso, o padrão é conhecido pelas cores naturais e homogêneas da madeira.
Leia também: Piso Sobre Piso – Conheça A Melhor Opção Para Sua Casa
Como vimos, os diferentes tipos de piso que imitam madeira apresentam vantagens interessantes em relação à madeira tradicional. Por isso, eles são uma ótima alternativa para não apenas embelezar o ambiente, mas também para evitar a troca do piso por um bom tempo.
Aproveite para conhecer o simulador de ambientes da Durafloor e usá-lo na decoração da sua casa!