Na hora de escolher o piso ideal para um ambiente não adianta apenas definir o material e o modelo: a forma com a qual as peças são encaixadas também conta, e a isso se dá o nome de paginação de piso.
Fica fácil entender o que é a paginação de piso quando pensamos em um clássico revestimento de taco de madeira. Muito provavelmente você já frequentou espaços que exibiam esse tipo de piso em diferentes combinações, como em linhas retas verticais, horizontais ou no estilo escama de peixe.
Leia este artigo para conhecer diferentes tipos de paginação de piso e, quem sabe, tirar boas ideias para a sua obra ou projeto!
Tipos de paginação de piso
Na hora de escolher uma paginação de piso, é importante pensar na melhor opção para o espaço como um todo, de maneira que ela fique harmônica às demais propostas para o ambiente. O ideal é que tanto a pintura (ou o revestimento) da parede quanto elementos-chave do cômodo sejam levados em consideração.
Conheça algumas opções para se inspirar:
Paginação vertical
A paginação vertical de pisos é composta por peças retangulares, instaladas no sentido de maior dimensão do ambiente. É uma opção muito interessante para passar a sensação de alongamento para o cômodo.
Paginação horizontal
A paginação horizontal, por sua vez, também utiliza peças retangulares, mas tem seu sentido orientado pela menor dimensão do espaço. A proposta costuma ser utilizada para trazer a sensação de maior largura para o ambiente.
Paginação alinhada
A diferença entre a paginação alinhada e as duas anteriores é que sua base são as peças quadradas, o que faz com que ela seja totalmente regular e passe o mesmo efeito quando observada de qualquer ângulo do ambiente.
É muito recomendada para ambientes amplos e, embora seja uma paginação tradicional, pode trazer um aspecto bastante contemporâneo ao espaço.
Paginação espinha de peixe
Conhecida também como paginação em zigue zague, a escama de peixe é feita com peças retangulares posicionadas em ângulos de 45 graus. Seu uso é mais comum com peças pequenas e finas para que a padronagem fique mais aparente.
É preciso pensar que esse tipo de paginação chama mais atenção para o piso do que os modelos citados até então e, por isso, é importante lembrar que o ideal é que ele não precise competir com outros elementos de grande destaque no cômodo. Em geral, é combinado com paredes lisas ou de cores claras.
Paginação escama de peixe
Muito confundida com a anterior, a escama de peixe tem uma sutil diferença: nesse caso, as peças formam ângulos retos entre uma e outra, apesar de também formarem uma espécie de zigue zague no contexto geral.
Formatos não convencionais
Atualmente, é possível encontrar modelos de piso com peças bastante diferentes do convencional, como em formatos hexagonais ou até mesmo com tamanhos diferentes entre si! Com elas, dá para montar pisos com muita personalidade e que se tornam um elemento expressivo da decoração.
Como fazer paginação de piso
Para fazer a paginação de piso, é importante começar medindo o perímetro e a área do espaço de maneira muito precisa, porque cada centímetro importa para o encaixe das peças.
Feito isso, o ideal então é esquematizar uma planta baixa que preveja o formato de instalação das peças de acordo com a medida delas e a medida do ambiente. Essa planta já deve prever, também, o tamanho de corte necessário para as peças, já que é muito difícil que todas elas se encaixem perfeitamente no espaço sem que precisem ser cortadas.
Inclusive, esse é outro quesito que deve ser levado em consideração para a escolha da paginação: é interessante que as peças precisem ser cortadas o mínimo possível, para que haja pouco desperdício de material.
É importante pensar, também, que o tamanho das peças deve ser condizente com o tamanho do ambiente. Peças grandes não funcionam bem em espaços pequenos, e as muito pequenas também não ficam tão interessantes em espaços grandes.
Por fim, outro ponto fundamental para uma boa paginação é lembrar que se o mesmo piso é utilizado em vários cômodos da casa, ela deve ser considerada dessa maneira ampla, permitindo a continuidade entre os diferentes ambientes. Nesse caso, cada transição de porta deve ser vista como um obstáculo por meio do qual o desenho continua no cômodo seguinte.
Agora que você já entendeu sobre esse assunto, não deixe de ler também o nosso artigo sobre tipos de revestimento e saiba como escolher o mais interessante para a sua casa ou projeto!