Já se foi o tempo em que as pessoas se importavam apenas com a aparência de ambientes como a sala e o quarto e deixavam o banheiro de escanteio. Mesmo quando é pequeno, esse é um espaço da casa que merece atenção especial, e com as escolhas certas, é possível deixá-lo bem charmoso e, até mesmo, mais amplo.
Neste artigo, você confere sete dicas para decoração de banheiro que vão transformar o seu. Boa leitura!
1. Escolha bem os revestimentos
Se o revestimento para o piso e as paredes já faz diferença nos espaços maiores, nos pequenos essa escolha deve ser feita com ainda mais cuidado. Para quem gosta de ambientes mais coloridos e expressivos, vale brincar com cores e padrões mais chamativos em pelo menos uma das paredes, para criar um ponto de destaque.
Já se o seu objetivo é criar um espaço mais neutro, optar por placas maiores e nas cores branco, off white ou cinza é uma boa pedida. Essa ideia é muito indicada para quem quer fazer banheiros menores parecerem maiores, já que os tons claros ajudam a dar amplitude ao ambiente.
2. Invista em um espelho de design diferente
O espelho sobre a pia é um dos mais importantes pontos focais da decoração de banheiro e, portanto, faz todo sentido despender mais atenção a essa peça. Além disso, os espelhos também ajudam a criar a sensação de maior amplitude.
Para que o seu espaço se torne mais interessante, invista em um espelho com design menos óbvio, como os redondos ou emoldurados. Para aproveitar melhor o cômodo, uma ótima alternativa é optar por um espelho com armário embutido.
3. Atente-se ao vaso sanitário
Se o espelho é um ponto focal importante, o vaso sanitário é a peça central do banheiro e não tem jeito: muito mais que estética, nesse caso, a ergonomia deve ser levada em consideração, para que você encontre conforto no dia a dia.
É possível, no entanto, aliar o visual à funcionalidade. Atualmente, existem diversas opções de vasos sanitários com designs que vão do mais clean, passando pelos inovadores, até os mais clássicos, o que permite combiná-lo totalmente com a proposta de decoração do banheiro.
Lembre-se de que o tamanho da peça deve ser proporcional ao cômodo e acomodar bem os seus principais usuários. Além disso, vale saber que hoje em dia é possível encontrar vasos sanitários com cores bastante diferentes: se você quer ousar, vale apostar nesse ponto de destaque — mas se tiver dúvidas, prefira o branco, que não tem erro.
4. Não se esqueça dos metais
Um banheiro também é feito de detalhes, e os metais fazem toda a diferença. Torneiras e misturadores diferentes do convencional dão um ar muito mais sofisticado ao espaço, e já faz tempo que o metalizado em prata não é a única opção. Hoje em dia, você encontra essas peças nas mais variadas cores e em diversos formatos.
5. Opte por vidro transparente no box
O vidro transparente é quase uma unanimidade, já que ele é o principal aliado na missão de dar amplitude ao ambiente do banheiro. Isso porque ele não cria nenhuma barreira no espaço e permite que a área seja vista em sua totalidade. Além disso, o vidro ajuda a refletir a luz, o que torna o banheiro mais iluminado.
6. Utilize nichos
Os nichos são as opções esteticamente mais interessantes para organizar aqueles itens que ficam dentro do box, além de ajudarem diretamente com o aproveitamento de espaço. Você pode optar por mantê-los no mesmo revestimento da parede, para gerar uma unidade, ou criar um novo ponto de destaque no ambiente.
Uma opção que tem se popularizado é colocar faixa de luz no nicho, para que ele também se torne um ponto de apoio de iluminação difusa. O efeito é bem sofisticado!
7. Escolha bem os acessórios
E não é só das peças fixas que se faz um banheiro! Pensar com carinho nos acessórios, especialmente os que costumam ficar sobre a pia, faz toda a diferença. As saboneteiras estão cada vez mais interessantes, e é possível encontrá-las em diferentes formatos, cores e materiais, desde opções mais clássicas até as mais modernas.
Outro acessório que tem tudo a ver com o banheiro é o aromatizador de ambientes: além de deixar o espaço com um cheiro mais agradável, essa pequena peça também pode ser bonita e compor o estilo do cômodo.
Se ainda houver espaço, você pode apostar em plantas ou quadrinhos para tornar o ambiente ainda mais aconchegante!
E falando em plantas, elas são perfeitas para compor diversos ambientes da casa e trazer a natureza mais para perto. Quer conferir outras dicas sobre esse assunto? Então, leia o nosso artigo sobre 6 tipos de plantas para sala de estar para aderir ao urban jungle!