O quarto de uma criança é parte importantíssima de seu universo. Dentro desse ambiente, que é feito para ela, ela deve encontrar conforto, acolhimento e abertura para expressar sua individualidade e sua criatividade.
Muitas vezes, ainda, esse ambiente é a realização de um sonho dos pais, que querem decorá-lo com muito carinho para celebrar a vida do pequeno. Se você quer montar um espaço lindo para o seu filho, este artigo é para você! Confira seis dicas para acertar na decoração de quarto de criança.
1. Escolha bem as cores
Na hora de planejar uma decoração, é uma boa pedida começar pela escolha das cores. Isso porque elas têm um grande potencial de ditar todo o conceito estético e causam um grande impacto no visual — e até nas sensações.
Enquanto algumas cores refletem mais animação e alegria, outras são mais adequadas para espaços e momentos de relaxamento, e é importante pensar qual é o astral que se quer trazer para o quarto da criança. Não existe certo ou errado, a questão é definir a mensagem que se quer passar.
Além disso, vale pensar que cores mais neutras oferecem mais espaço de destaque aos demais elementos de decoração, enquanto cores mais chamativas e papéis de parede estampados chamam bastante a atenção por si só.
2. Aproveite a versatilidade do universo infantil
Enquanto um quarto de adulto acaba ficando mais restrito a camas, armários e mesas de cabeceira, para a decoração de quarto de criança o céu é o limite! Para montar um espaço acolhedor para o seu pequeno, aposte em unir possibilidades de relaxamento e diversão.
Enquanto um cantinho recebe a cama ou o berço, o outro lado pode estar reservado para as brincadeiras. As estantes para brinquedos e livros não podem faltar, e também é uma boa ideia colocar uma mesinha de atividades.
Se houver espaço, é possível apostar ainda em elementos de destaque como uma pequena piscina de bolinhas, uma cabaninha, um balanço ou até mesmo parede de escalada. Se você ainda não tinha pensado nisso, saiba que a melhor parte de decorar um quarto infantil é que ele pode se tornar uma grande brincadeira e espaço de descontração e criação de boas memórias para toda a família.
3. Aposte em móveis divertidos
Uma ideia que faz toda a diferença no visual de um quarto infantil é unir o útil ao divertido e explorar a magia da infância nos móveis! As camas em formato de casinha já se tornaram um clássico dessa geração, mas existem diversas outras possibilidades.
Se o quarto tiver uma decoração temática, não se esqueça de que os móveis podem fazer parte disso e virar grandes elementos de destaque. Imagine uma cama de baleia em um quarto do fundo do mar? Faz toda a diferença!
Camas com escorregador ou cabaninhas também costumam ser um sucesso entre os pequenos, o que também ajuda a tornar mais lúdica a hora de dormir — que não costuma ser a favorita de uma boa parte das crianças.
4. Utilize elementos pedagógicos
Uma criança está sempre aprendendo, e os estímulos podem chegar a ela das mais diferentes formas. O quarto dos pequenos também é um espaço de muito desenvolvimento, por isso é importante aproveitar as oportunidades.
Um quadro de números ou letras, por exemplo, já pode familiarizar o bebê desde cedo com esses símbolos. Ainda antes do período de alfabetização, é muito comum que uma criança já passe a reconhecer a primeira letra de seu nome — e ela provavelmente vai sentir orgulho de vê-la na parede.
Um espelho é outro elemento de decoração recheado de possibilidades exploratórias: na frente dele, um bebê começa a fazer descobertas sobre a própria existência, enquanto a criança pequena adora investigar o próprio corpo e as próprias expressões faciais.
5. Lembre-se: o quarto é para a criança!
Ao decorar um quarto infantil, é importante ter em mente que esse espaço precisa ser voltado para as necessidades da criança. Portanto, a regra principal é que o ambiente seja totalmente seguro e acessível para ela.
Evite, portanto, objetos perigosos e móveis cheios de quinas, e prefira colocar as prateleiras, espelhos e decorações ao alcance do pequeno. Dessa forma, ele pode se desenvolver com liberdade e autonomia dentro desse espaço.
Se você estiver decorando o quarto de uma criança com mais de 1 ou 2 anos, aproveite também para envolvê-la no processo! Expresse na estética do ambiente referências do que ela já demonstra gostar e peça sua opinião, quando possível.
Quando o pequeno é convidado para participar da montagem de seu próprio espaço, o resultado fica ainda mais interessante e ela se sente parte integrante do processo, o que pode fazer com que ela tenha ainda mais carinho e prazer ao estar no quartinho!
6. Dê atenção à escolha do piso do quarto infantil
Por fim, outro item que você não pode deixar de levar em consideração ao decidir a decoração do quarto infantil é o revestimento: ele também tem tudo a ver com o aconchego e a liberdade que a criança vai encontrar nesse ambiente.
Enquanto um carpete pode gerar alergias e manchar com facilidade e um piso frio, especialmente nas regiões mais frias do país, não parece a opção mais convidativa para que ela sente para brincar, pisos como o laminado e o vinílico trazem muitas vantagens não só para este cômodo, mas para toda a casa:
- possuem ótima durabilidade;
- são resistentes a riscos e manchas;
- são suaves e agradáveis ao toque;
- têm isolante térmico.
Além disso, são muito versáteis e estão disponíveis nas mais variadas estéticas! Entenda melhor sobre cada uma dessas opções lendo também nosso artigo sobre as diferenças entre piso vinílico e laminado.