A decoração vintage é um sucesso tanto em residências (casas e apartamentos) quanto em comércios como lanchonetes, restaurantes, barbearias, entre outros. É um estilo nostálgico, influenciado por décadas anteriores, muito aconchegante e repleto de personalidade.
As tendências vêm e vão, como em um ciclo. Portanto, mesmo com toda a tecnologia existente nos dias atuais, o vintage está sempre conquistando muitos adeptos. Se você quer saber mais sobre o tema, continue lendo o artigo!
Como surgiu o estilo de decoração vintage?
Você sabia que “vintage” significa “vinho do porto”? Pois é, a palavra foi escolhida para determinar esse tipo de decoração, pois assim como essa bebida, a ideia é de que quanto mais antigo melhor.
O estilo e a decoração vintage surgiu durante a II Guerra Mundial e é composto por vários elementos das casas do período entre 1920 e 1980. Nessa época usava-se bastante itens como:
- patchwork e crochê;
- peças feitas à mão;
- mobiliários e objetos antigos e usados.
Como fazer uma decoração vintage?
Por ser formada por elementos de diversas décadas, a decoração vintage conta com muitas variações e características marcantes. Veja algumas dicas de como utilizar esse estilo.
1. Utilize móveis antigos (aproveite os itens das casas de pais, avós e bisavós)
Como citamos anteriormente, uma das principais características do vintage é o uso de móveis e objetos realmente antigos. Então para fazer esse tipo de decoração na sua residência, você pode procurar por cômodas e poltronas dos anos 1950, entre outros móveis que seu avós ou seus pais, por exemplo, usavam quando eram jovens, como:
- escrivaninhas;
- relógio de parede, de chão e até o cuco;
- jogo de porcelana;
- máquinas de escrever;
- câmeras fotográficas antigas;
- vitrolas;
- discos de vinil e fitas cassete;
- máquinas de costura;
- cadeiras de balanço;
- penteadeiras;
- abajures.
Veja com seus familiares se há algo que você possa aproveitar. Você também pode procurar por esses objetos em lojas de antiguidades e ir “garimpando” os produtos.
2. Escolha uma temática e principais cores para utilizar
Além de móveis antigos, a decoração vintage possui algumas cores predominantes, como o vermelho, marsala, tangerina e verde, assim como os tons mais “românticos”, como o rosê, o creme e as cores amendoadas. Já nos móveis e eletrodomésticos, o estilo é marcado por linhas arredondadas.
O vintage poderia ser dividido em três principais fases:
- a primeira, das primeiras décadas do século XX, com móveis escuros e detalhes barrocos;
- a segunda, caracterizada principalmente pelo romantismo e elegância;
- e a terceira, já nas décadas de 1970 e 1980, marcada por cores alegres e vibrantes.
3. Use papel de parede e posters
Colocar papel de parede nos ambientes da sua casa pode ajudar bastante a tornar a decoração mais antiga, principalmente se você escolher estampas florais e arabescas, formas geométricas ou com ilusões de ótica.
Você pode combinar um papel de parede de flores com um revestimento que reproduz os tons de madeira, como o piso laminado.
Outra dica é utilizar vários posters da cultura pop dos anos de 1920 até 1960! As artes combinam bastante com ambientes como cozinha, sala e quartos.
Conheça também mais detalhes sobre outros estilos, como a decoração minimalista!