Em qualquer obra ou renovação que envolve mudanças no revestimento, muitas dúvidas podem surgir dependendo do tipo de material que será usado no local. Por exemplo, muitos se questionam sobre a diferença entre piso e contrapiso, e é muito importante saber esse detalhe antes de fazer as alterações dependendo do tipo de material que irá usar.
Se você for colocar um piso vinílico, é essencial antes ajustar o contrapiso para que não haja infiltrações por umidade ou imperfeições no relevo do contrapiso. Esse é só um exemplo, continue lendo para saber mais sobre as diferenças e características do piso e contrapiso.
O que é e qual é a função de um contrapiso?
Antes de explicar as diferenças, vamos entender primeiro o que é o contrapiso. Ele é a camada intermediária de concreto ou argamassa aplicada sobre uma base no chão. Ou seja, é o material que vem antes do revestimento final que será colocado.
A principal função do contrapiso é nivelar a superfície para proporcionar uma aplicação perfeita do piso, evitando falhas e problemas com umidade. Mas se o intuito é criar uma pequena inclinação, isso também pode ser feito, principalmente para facilitar o escoamento de água para algum ralo.
A espessura do contrapiso pode variar entre de 3 cm a 5 cm, dependendo do tipo de material usado (argamassa ou concreto) ou de acordo com o projeto arquitetônico.
Classificação do contrapiso
O contrapiso pode ser classificado em dois tipos:
- contrapiso aderido: apresenta aderência total com a base;
- contrapiso flutuante: contém camadas intermediárias de isolamento (impermeáveis) entre a camada de contrapiso e a base.
Qual a diferença entre piso e contrapiso?
Agora que sabemos a função do contrapiso, fica mais fácil entender que o piso é a etapa final que serve para proporcionar conforto e beleza aos cômodos.
A principal diferença, portanto, é que o contrapiso é usado para receber o piso do acabamento final, garantindo uma instalação sem erros e proporcionando mais durabilidade para o revestimento.
Outra diferença é que o piso pode ser usado no revestimento de diversos cômodos da casa, em ambientes secos e molhados. No caso do contrapiso, ele é usado em áreas molhadas e áreas externas que precisam de escoamento de água.
É fácil entender as distintas funções do piso e contrapiso. Difícil mesmo é escolher qual revestimento ficaria perfeito para o seu projeto, não é mesmo? São tantas opções… Se você está construindo ou reformando, e precisa de ideias de qual revestimento colocar, conheça os pisos vinílicos e laminados da Durafloor!
Faça uma simulação gratuita de como ficaria o revestimento dos cômodos que planeja renovar! Teste os pisos Durafloor no seu ambiente com o simulador Meu Piso Ideal.