Não existe fórmula mágica para a felicidade. Porém, há alguns estilos de vida que podem ajudar a atingir a alegria e plenitude no dia a dia — pelo menos é isso que acreditam os dinamarqueses. O hygge é uma prática que pode ajudar a estar de bem com a vida e deixar a sua rotina ainda mais leve.
Inclusive, a arquitetura tem influência nisso. Veja só algumas dicas de como aplicar este conceito!
Conheça o estilo de vida hygge
Apesar de estar em alta nos últimos tempos em outras partes do mundo, o hygge é um conceito que sempre foi muito popular não apenas na Dinamarca, mas também em outras nações nórdicas, como a Noruega, a Islândia, a Suécia e a Finlândia.
Esse estilo de vida tem a ver com uma série de ações relacionadas ao interior de casa que ajudam a tornar os indivíduos ainda mais felizes — e disso os nórdicos entendem! Segundo o Relatório de Felicidade Mundial de 2019 da Organização das Nações Unidas (ONU), todos esses cinco países estão entre as sete primeiras colocações.
Então, parece que funciona, não é mesmo? Veja só algumas dicas de como adaptar o hygge como estilo de vida!
Crie ambientes agradáveis
Por conta de sua localização geográfica próxima ao Polo Norte, a região recebe poucas horas diárias de luz solar — principalmente no inverno, que conta com dias mais curtos. Assim, é comum que os nórdicos passem mais tempo dentro de casa.
Portanto, a criação de ambientes agradáveis e aconchegantes é essencial. Criar cômodos espaçosos, áreas ventiladas e que priorizem o uso da iluminação natural é essencial para dar essa sensação de conforto.
Você pode brincar com cores, por exemplo, que é um dos aspectos da neuroarquitetura para transmitir boas sensações.
Decoração com itens sentimentais
Sabe aquele vaso que passou de geração em geração, móveis herdados dos bisavós ou o quadro que a tia presenteou? Eles são muito importantes para que as pessoas se sintam bem acolhidas dentro da própria casa. Portanto, valorize-os na hora de montar a decoração dos ambientes.
Cozinhar faz bem
O ato de colocar a mão na massa e preparar receitas deliciosas pode ser desestressante e uma ótima forma de passar o tempo dentro de casa.
Uma forma de incentivar essa ação por meio da arquitetura é criando cozinhas espaçosas para que, quem sabe, mais de uma pessoa possa se juntar para cozinhar para a família e amigos.
Agora que já conhece o hygge, continue lendo o blog da Durafloor!