Ao escolher os materiais perfeitos para sua reforma, é comum focar bastante nos ambientes internos e deixar os externos para depois. Porém, quando se trata de comprar um piso para varanda, o ideal é que você tome bastante cuidado para adquirir o tipo de revestimento certo.
Afinal, é importante sempre se lembrar que a área de fora não pode receber qualquer tipo de material. Certo? Então veja só algumas dicas para fazer a compra ideal!
Dicas para escolher um piso para varanda
Está com dificuldades em decidir qual o melhor piso para varanda? Se você vai construir ou reformar, é importante pensar nesse detalhe, também, para garantir que o resultado final seja perfeito. Confira algumas dicas que a Durafloor preparou para te ajudar!
1. Verifique se a varanda é aberta ou fechada
Na maioria das vezes, a varanda é um lugar relativamente aberto. Em casas, elas costumam ser uma área totalmente externa, enquanto nos apartamentos elas até têm uma cobertura por conta do andar superior, mas ainda estão expostas ao lado de fora.
Porém, há alguns novos apartamentos que fazem varandas com grandes janelas de vidro. Ou seja, mesmo que estejam do lado de fora da unidade, ainda estão protegidas e não são abertas.
2. Entenda se o local tem contato com umidade e água da chuva
O ponto anterior é importante para decidir pelo melhor piso para varanda, pois se o local se molhar toda vez que chover, por exemplo, você não pode usar um revestimento laminado, pois o material não é apropriado.
Da mesma forma, também não é recomendado usar o porcelanato, pois ele é escorregadio e pode causar acidentes domésticos — um agravante maior para residências com idosos e crianças.
Porém, com o local fechado e longe da umidade, você é livre para escolher o material de preferência, mas recomendamos o piso laminado.
O ideal é colocar janelas e cortinas de proteção caso o local tenha muita exposição ao sol, pois a maioria dos tipos de piso acabam sofrendo certo desgaste por conta da iluminação.
3. Crie um conceito de decoração
Por fim, como você imagina a decoração da sua varanda? Para um estilo mais rústico, recomenda-se um revestimento em tons amadeirados mais escuros.
Pensando em um ambiente cheio de vasos de plantas para você que adora um estilo mais natural, a madeira também vai bem, porém prefira tonalidades mais claras.
Por fim, você também pode gerar continuidade entre o piso do ambiente que dá acesso à varanda — geralmente a sala ou a cozinha.
Gostou de saber como escolher o melhor piso para varanda? Então veja só alguns cuidados para a sua reforma!