Como toda arte, a arquitetura está sempre sujeita à ação do tempo, o que faz com que as tendências do que é mais interessante, sofisticado e funcional em um imóvel mudem bastante com o passar dos anos. Se até não muito tempo atrás as casas e apartamentos eram cheias de cômodos bem divididos e muitas paredes, hoje em dia a integração de ambientes está em alta.
O chamado conceito aberto busca trazer uma unidade maior ao ambiente, melhorar a amplitude, a fluidez, o fluxo interno e até mesmo a conexão entre as pessoas que moram e utilizam o espaço.
No lugar das paredes, que antes eram soberanas na hora de criar a separação entre os cômodos, entraram em cena diversas outras possibilidades, como balcões, portas de correr e até mesmo o revestimento. Sim: uma combinação de pisos é uma solução estética interessantíssima para delimitar espaços em um projeto aberto. Leia o artigo para saber mais a respeito!
O conceito aberto e a combinação de pisos
Um dos highlights dos projetos em conceito integrado é a união entre sala e cozinha. A chamada “cozinha americana” é uma ótima proposta para tornar o cômodo maior e mais conectado ao resto da casa: chega da sensação de isolamento para quem está cozinhando!
Esses dois tipos de ambiente, no entanto, têm necessidades muito diferentes, tanto práticas quanto estéticas, que precisam ser levadas em consideração — e, a combinação de pisos, quando bem planejada, pode resolver muito bem os dois aspectos.
Para além desse caso, bastante comum, a alteração de revestimentos também traz soluções interessantíssimas para vários outros casos de delimitação de ambientes integrados, como:
- sala de estar e sala de jantar;
- sala ou quarto e varanda;
- quarto e varanda;
- sala de estar ou quarto e home office;
Essas combinações de ambientes para comportar o home office correspondem a uma demanda que cresceu muito na pandemia: as pessoas precisaram, de um dia para o outro, levar o trabalho para casa e improvisar o espaço do escritório.
Algum nível de separação entre os ambientes, no entanto, é muito recomendado para que o limite entre vida pessoal e vida profissional continue a ser respeitado — e essa diferenciação também pode ser trabalhada por meio da combinação de pisos!
Como combinar pisos diferentes: confira ideias
Aí vão algumas dicas de como combinar pisos diferentes para delimitar espaços em projetos de conceito integrado:
Utilize pisos do mesmo material
Em alguns casos, apenas a mudança de cor ou de padronagem já faz toda a diferença na composição do ambiente! Quando se trabalha com um piso versátil, como o vinílico, que atende bem tanto às necessidades de cômodos como a sala quanto as da cozinha, é possível brincar só com o visual.
- Leia também: Melhores ambientes com piso vinílico
Tons diferentes já podem resolver a questão da delimitação. Uma alternativa é combinar o revestimento mais escuro da sala com um mais claro na cozinha. Mas há propostas mais criativas, como unir uma versão do vinílico que imita madeira com outra que se assemelha à cimento queimando, dando ares industriais ao ambiente.
Utilize pisos diferentes
Existem situações diferentes da anterior, em que o mesmo piso não pode ser usado em ambientes com necessidades tão distintas. É o caso da madeira ou do carpete, por exemplo, que não são recomendados para cozinha.
Assim, é importante combiná-los com uma opção mais adequada a uma área que está muito mais sujeita a umidades e pequenas sujeiras — o que não é um problema! Delimitar uma cozinha ou uma varanda alterando do laminado de madeira para o porcelanato, por exemplo, também traz um resultado bastante interessante.
Bônus: aposte em transições interessantes
Se o seu estilo for mais tradicional ou clássico, uma separação de espaços convencional e reta como a da imagem acima não tem erro — mas aproveitar a proposta de combinação de pisos para criar um ponto de destaque nos ambientes por meio de transições interessantes também é super válido!
Transições diferentes trazem um clima totalmente diferente para a estética do ambiente e ainda proporcionam uma fluidez maior na alteração dos espaços. Elas podem ser utilizadas tanto na combinação de pisos do mesmo tipo quanto com pisos diferentes, desde que o encaixe das peças permita, e certamente ajudam a enriquecer visualmente o lugar.
Se você se interessou pela proposta de divisão de ambientes com o piso e quer testar as possibilidades no seu projeto ou na sua casa, experimente o aplicativo Meu Piso Ideal, da Durafloor! Com essa ferramenta, você consegue descobrir não apenas qual é o revestimento que melhor atende às suas necessidades como simular o resultado.