A pandemia da Covid-19 fez com que muitas pessoas começassem a trabalhar de casa.
Passando mais tempo no ambiente residencial, é mais fácil “enjoar” da decoração ou notar alguns probleminhas que poderiam ser corrigidos. Então, esse se tornou o momento ideal para fazer reformas e dar um novo toque para o espaço.
Porém, é preciso considerar que nem todo tipo de obra é recomendado — principalmente em apartamentos. Além disso, é preciso tomar cuidado com a segurança e higiene. Veja só alguns protocolos que devem ser seguidos durante uma reforma neste momento!
O que considerar ao fazer uma reforma na pandemia?
Você quer fazer algumas mudanças na sua casa e aproveitar que está passando mais tempo por lá para realizar alguma obra?
Fazer uma reforma durante a pandemia se tornou uma prática bastante comum, mas já parou para pensar nos cuidados especiais que é preciso ter?
Leve em consideração os seguintes pontos:
Tenha atenção às normas locais
Algumas cidades do Brasil chegaram a decretar a proibição de obras não-emergenciais durante a quarentena. Então, é essencial que você busque informações locais para verificar se existe essa restrição ou não onde mora.
Além disso, síndicos de condomínios também têm a liberdade de não permitir que os moradores façam uma reforma durante a pandemia.
Evite a circulação em fases mais restritivas
Mesmo que não haja nenhum empecilho legal, vale a pena usar o bom senso e evitar obras durante as fases mais restritivas de quarentena na sua cidade. Afinal, elas foram adotadas para evitar a circulação e aglomeração de pessoas.
A fase 1 (vermelha), por exemplo, só permite o funcionamento de serviços essenciais — e, a menos que seja uma reforma de urgência, não se enquadra nessa categoria. Além disso, há cidades que têm bandeira preta, que é ainda anterior à primeira, quando há alto risco de colapso do sistema de saúde.
Faça a manutenção da higiene
O ideal é que você evite a entrada do vírus na sua casa — assim como a contaminação das pessoas que forem fazer o serviço para você.
Use máscaras e faça a higienização das mãos, além de pedir para todos os envolvidos na obra seguirem os mesmos hábitos. Depois que os trabalhadores saírem do local, limpe os locais onde estiveram.
Disponibilize álcool em gel e os propés — que são aquelas “meias” cirúrgicas descartáveis.
Priorize grandes mudanças sem “quebra-quebra”
Sabia que é possível fazer reformas mais simples, mais rápidas e que não desgastam tanto os moradores e, ainda assim, conseguir mudar bastante o estilo da sua casa?
É possível, por exemplo, pintar as paredes ou trocar o piso por um de vinílico — cuja instalação é bastante prática e pode ser feita até mesmo por cima de determinados tipos de revestimentos, como é o caso da cerâmica. Mudanças como essas são capazes de trazer uma cara completamente nova para a sua casa!
Agora que já sabe os cuidados para fazer uma reforma durante a pandemia, conheça as opções da Durafloor para o seu piso!