Modernizar a cozinha é um desejo comum entre muitas pessoas, mas o processo pode parecer complicado e cheio de transtornos. A boa notícia é que é possível fazer uma renovação completa ou parcial de forma simples e sem grandes complicações.
Se você quer saber como reformar sua cozinha gastando pouco e com resultados incríveis, confira o artigo para saber mais sobre:
- o que fazer primeiro na reforma da cozinha;
- como reformar sua cozinha gastando pouco: conheça soluções práticas.
O que fazer primeiro na reforma da cozinha?
Quer saber como reformar sua cozinha? Antes de mais nada, o primeiro passo é o planejamento. Defina o escopo da obra, o orçamento disponível e a escolha dos materiais, como pisos, armários e revestimentos.
Essa decisão deve considerar o estilo e a funcionalidade desejada para o ambiente, além da estrutura da cozinha, como a posição de encanamentos e pontos elétricos. Reparos estruturais, como ajustes em encanamento e fiação elétrica, devem ser feitos primeiro para garantir que o projeto esteja pronto para receber o novo layout.
Após o planejamento, o próximo passo é a troca de piso, um dos processos mais importantes da reforma. Para agilizar e evitar o quebra-quebra, uma excelente opção é escolher pisos vinílicos ou laminados da Durafloor, como o piso vinílico padrão Sinai, da Linha Urban, que pode ser instalado diretamente sobre o piso existente, usando cola ou argamassa específica.
Após esse ponto, siga com a pintura ou a instalação de revestimentos de parede, como azulejos ou adesivos que renovem o visual.
Agora é a hora de instalar armários planejados, bancadas e eletrodomésticos! Essa etapa permite visualizar melhor o espaço e garantir que tudo fique bem ajustado, tanto esteticamente quanto funcionalmente.
Como reformar sua cozinha gastando pouco: conheça soluções práticas
Confira a seguir algumas soluções que vão fazer a diferença na reforma da sua cozinha:
Como reformar sua cozinha trocando o piso
Uma das maiores preocupações em reformas é a troca do piso, que normalmente implica em quebra-quebra e sujeira. A solução para quem quer renovar a cozinha sem complicações é utilizar pisos vinílicos ou laminados, como os da Durafloor.
Eles podem ser instalados após a aplicação de uma base de cola ou argamassa específica, dispensando a remoção do piso anterior. Esses modelos, como o piso laminado ultra padrão Bruxelas, da Linha Unique, são resistentes ao molhamento eventual, o que os torna ideais para estes ambientes.
Quais são as vantagens dos pisos laminados e vinílicos para reformar cozinhas?
Entre seus principais benefícios estão a instalação rápida, já que podem ser instalados em um único dia, sem quebra-quebra, o conforto térmico, ideal para criar um ambiente confortável e agradável na cozinha e a durabilidade, uma vez que são resistentes ao desgaste diário, com fácil manutenção.
Como reformar sua cozinha ao aplicar adesivos decorativos?
Se você quer reformar sua cozinha gastando pouco, uma ótima ideia é apostar em adesivos decorativos para os azulejos. Essa solução econômica permite renovar o visual do ambiente sem grandes obras.
Você pode aplicá-los diretamente sobre os revestimentos existentes, transformando completamente as paredes. Além disso, a aplicação é simples e você mesmo pode fazê-la, sem a necessidade de contratar mão de obra especializada.
Para usar adesivos decorativos na reforma, escolha padrões que combinem com o restante da cozinha, como estampas geométricas, azulejos lisos ou até imitações de ladrilho hidráulico. Os adesivos também podem ser instalados em outras superfícies, como portas, móveis e bancadas.
Como transformar sua cozinha por meio da decoração
Outra maneira de transformar sua cozinha sem gastar muito é investir em elementos decorativos simples, como espelhos e iluminação. Os primeiros podem dar a sensação de amplitude em espaços pequenos e alongar o pé direito, enquanto a iluminação com fitas de LED cria um ambiente moderno e funcional.
Para isso, você pode instalar espelhos em locais estratégicos, a fim de refletir a luz natural ou ampliar a visão do ambiente. Já as fitas de LED podem ser aplicadas em armários, prateleiras ou até em bancadas, tudo para criar uma iluminação eficiente e aconchegante.
Como reformar sua cozinha pequena e otimizar espaços
Reformar uma cozinha pequena exige criatividade para otimizar o espaço e apostar em móveis planejados e na escolha certa dos pisos pode fazer toda a diferença.
Ao reformar e decorar um ambiente pequeno, opte por materiais que criem a sensação de amplitude, como pisos laminados e vinílicos de cores claras e tonalidade neutra. Já os móveis planejados ajudam a maximizar o espaço, criando áreas de armazenamento eficientes, bem como prateleiras suspensas e ganchos.
Leia também: Reformar Sem Quebrar: Como Transformar a Sua Casa Sem Transtornos
Agora que você já sabe como reformar sua cozinha de forma simples e sem complicações, pode planejar uma verdadeira transformação no seu ambiente sem quebrar nada e gastando pouco.
Seja com a troca do piso, a aplicação de adesivos ou pequenos ajustes decorativos, é possível renovar sua cozinha e deixá-la ainda mais bonita e funcional. Aproveite para conhecer todas as soluções para pisos da Durafloor e tenha uma obra ou reforma mais prática e econômica.