“Sinta-se em casa” é uma frase comum de ser dita por pessoas que querem que você fique confortável em algum outro lugar — e não é à toa! O ideal é que seu lar represente o máximo de conforto e acolhimento possível. Afinal, é ali que você passa grande parte do seu tempo livre, se divertindo, descansando e passando bons momentos com a família e os amigos.
Mas… como deixar a casa aconchegante? Leia este artigo para conferir dicas e transformar esse espaço!
1. Escolha bem as cores
Se, por um lado, o gosto pelas cores é uma questão muito pessoal e a favorita do seu amigo pode não ser a sua, por outro é interessante entender o impacto delas no ambiente, de maneira geral.
Isso porque as cores não servem apenas para passar mais ou menos sensação de amplitude, mas também impactam no emocional dos moradores: você sabia que o vermelho, por exemplo, emana a sensação de urgência? Pode ser que você se sinta muito bem com uma parede vermelha em casa, mas pintar o quarto inteiro dessa cor tem grandes chances de diminuir sua sensação de relaxamento.
Por isso, nossa primeira dica de como deixar a casa aconchegante é contar com um guia de cores para fazer as escolhas mais adequadas.
2. Invista em iluminação
A iluminação também é um quesito que faz toda a diferença no conforto dos usuários do espaço. Enquanto a luz branca, por exemplo, é interessante para um ambiente de escritório, ela não traz muito da sensação de aconchego que é esperada em uma casa: lâmpadas amarelas e quentes ajudam a criar um clima muito mais intimista.
Além de pensar nas cores das lâmpadas, vale pensar onde elas serão instaladas. Apostar na iluminação indireta, por meio de luminárias ou spots descentralizados também é uma boa maneira de deixar o cômodo mais acolhedor.
3. Espalhe elementos macios pela casa
Você acha que é mais aconchegante sentar para assistir televisão em um sofá completamente vazio ou naquele que tem almofadas e mantinhas? Aposto que votou na segunda opção! Esses dois itens mais os tapetes felpudos são elementos que não podem faltar para que sua casa se torne o mais confortável possível.
4. Conte com as plantas
Estar em contato com a natureza faz parte da construção do aconchego. Por isso, as plantas são grandes aliadas, especialmente no caso de imóveis nas grandes cidades, que estão cada vez mais imersas em centros urbanos movimentados e com pouca presença de elementos naturais.
São vários os tipos de plantas que podem participar da sua decoração, desde as mais singelas, como as famosas suculentas, até as que transformam sua casa em uma verdadeira selva urbana. Escolha aquelas que mais chamam a sua atenção, mas não abra mão de tê-las como parte do cenário!
5. Menos é mais
Lembre-se: um ambiente visualmente poluído dificilmente trará conforto aos seus usuários. Portanto, encontre um equilíbrio entre cores, elementos e objetos! Pode ser que você adore a ideia de montar uma parede-galeria, dessas cheias de quadros — mas será mesmo que fazer isso na casa inteira é interessante?
Espaços mais vazios também são importantes para criar a sensação de acolhimento, então não se esqueça de dosar bem na quantidade de objetos e decorações!
6. Perfume o ambiente
O olfato também é um sentido poderoso para a construção da sensação de aconchego! Por isso, pense na possibilidade de investir em velas aromáticas e difusores de essências. Escolhendo um cheiro que te agrada e dosando bem para não ficar cansativo, os aromas tendem a complementar positivamente a aura de conforto do ambiente.
7. Preste atenção na escolha do piso
O piso certamente faz toda a diferença na busca por como tornar uma casa aconchegante, nos mais diversos aspectos. Escolhendo o revestimento adequado, você pode ter:
- estética;
- conforto térmico;
- conforto acústico;
- toque suave para os pés;
- praticidade no dia a dia para limpeza e manutenção.
Por isso, se seu objetivo é viver em um ambiente realmente acolhedor e existe a chance de fazer uma obra, não deixe de lado a possibilidade de realizar a troca do piso para uma opção que abarque todos os quesitos citados acima.
Você já ouviu falar dos benefícios do piso laminado e das vantagens do piso vinílico? Ambas são opções muito recomendadas para quem quer trazer mais aconchego e praticidade para o dia a dia.
A Durafloor é a marca de referência brasileira nesses dois tipos de revestimentos citados! Acesse a página de produtos em nosso site para conferir todas as opções e características, e saiba que você pode testar cada um deles na sua própria casa usando o aplicativo gratuito Meu Piso Ideal.