Os tapetes são lindos acessórios que compõem a decoração de uma casa. Eles proporcionam um ambiente mais agradável e aconchegante e ainda contribuem para um design moderno e estiloso. Existe uma tendência que melhora ainda mais os resultados desse item decorativo: a sobreposição de tapetes.
Ela é bastante utilizada para trabalhar com o design dos cômodos da casa, mas não é sua única função. Você já ouviu falar sobre a combinação de pisos para separar ambientes? Bem, a sobreposição também é uma técnica com essa utilidade.
Seus resultados são incríveis, mas para isso, é preciso saber a forma ideal para a disposição dos tapetes para garantir a harmonia entre eles, o piso e a decoração do ambiente.
Quer saber as melhores dicas para utilizar essa tendência da melhor maneira e deixar sua casa ainda mais personalizada? Continue a leitura!
Dicas para a sobreposição de tapetes
Antes de mais nada, é preciso analisar o espaço onde deseja utilizar a sobreposição de tapetes com muito cuidado. Como você viu, é extremamente importante planejar a técnica de forma que o ambiente fique bem harmonizado e sem muita poluição visual.
Para isso, existem algumas sugestões básicas que você precisa conhecer:
Tapetes alinhados
A primeira opção para a sobreposição de tapetes é colocá-los um sobre o outro de maneira alinhada. Ela é ideal para você que busca uma regularidade e simetria no design do ambiente.
Aqui, basta escolher dois modelos com o mesmo formato mas de tamanhos diferentes. Em seguida, coloque o modelo menor sobre o maior, posicionando-o de forma centralizada.
Tapetes desalinhados
Já para quem procura criar um ar mais despojado, os tapetes desalinhados podem ser a escolha perfeita.
Para esse cenário vale tudo. Solte a criatividade e faça o uso de tapetes com formatos variados (redondos, quadrados ou retangulares) e não se preocupe com a distribuição uniforme deles pelo cômodo.
Cores semelhantes
Para um ambiente com um aspecto mais tradicional, é indicado o uso de tapetes de cores e tons semelhantes. Essa opção oferece uma unidade visual sem muitos contrastes para o cômodo e proporciona uma harmonização clássica e elegante.
Aqui, é preciso apenas escolher a cor que mais combina com o piso e o restante da decoração do ambiente e utilizar peças de tapetes da cor escolhida, mas em diferentes tons.
Cores e estampas diferentes
Para você que deseja criar um ambiente mais ousado, aposte nas estampas e cores diferentes, como vermelho, roxo ou azul, para utilizar na sobreposição de tapetes.
Você pode explorar diversas combinações de modelos estampados sobre os lisos ou cores diferentes sobrepostas.
Porém, tome cuidado para não se deparar com o problema da poluição visual no ambiente. Dê preferência para essa opção em cômodos de cores mais neutras para garantir harmonia com a decoração e o piso.
Para entender melhor como não errar na hora de escolher os tons para os tapetes, você pode conferir este guia de cores.
Além disso, não tenha medo de testar diferentes texturas, cores, modelos e combinações até encontrar a que mais te agrada.
Agora que você já sabe como combinar a sobreposição de tapetes com a decoração dos cômodos, veja como escolher o piso ideal e garanta um ambiente harmonioso e confortável para sua casa.