A arquitetura sustentável é mais que uma tendência, pois também se trata de uma série de alternativas para criar projetos que sejam conscientes e tragam soluções para os problemas do meio ambiente. Uma dessas inovações é a implantação de um telhado verde em residências.
Você ainda não sabe como funciona? Então continue lendo este artigo para entender o que este conceito traz.
O que é um telhado verde?
O telhado verde consiste na implementação de uma superfície propícia para a criação de um jardim no topo de residências. Aqui, a ideia é substituir as telhas comuns por uma plantação aparente.
Faz parte de uma das inúmeras soluções para a ecoarquitetura, que tem como objetivo criar projetos que não sejam estritamente urbanos, utilizando elementos da natureza como pontos importantes para a concepção de novos espaços de moradia.
Enquanto esta é uma tendência pensada para a área exterior, também é possível complementar a parte interior seguindo o modelo de urban jungle, com plantas como itens essenciais de decoração.
Como é a estrutura de aplicação da plantação?
O telhado verde deve ser montado em quatro etapas:
- telhado: lajota que será a base da estrutura;
- sistema à prova d’água: utilização de uma membrana que impede infiltrações;
- barreira: é preciso limitar o espaço de crescimento das raízes das plantas;
- escoamento: sistema de drenagem para que a água das chuvas possa ser redirecionada;
- tecido permeável: divisão entre o sistema de escoamento e a terra para que a drenagem não fique sobrecarregada;
- terra: adubada para que seja possível fazer a vegetação crescer;
- plantas: vegetação propícia para o ambiente e contato direto com o sol.
Quais os benefícios do telhado verde?
Enquanto o processo de aplicação do telhado verde pode ser um pouco complicado e necessita de muita atenção e planejamento, existem algumas vantagens impressionantes para edificações que adotam essa tendência de design sustentável.
Redução da poluição
Uma das principais funções das plantas é promover a purificação do ambiente. Um espaço grande como o telhado ter vegetação significa uma grande quantidade de fotossíntese sendo realizada de uma vez.
Automanutenção
Com esse estilo, não é preciso se preocupar com a manutenção. As chuvas irão irrigar as plantas e o sistema de drenagem consegue reaproveitar a água para as épocas de seco.
Conforto térmico
As plantas impedem que os raios solares penetrem diretamente nas estruturas da edificação, de modo que há um equilíbrio da temperatura interior da casa.
Continue acompanhando o blog da Durafloor para conhecer mais tendências como o telhado verde.