É uma verdade universalmente conhecida que as pessoas costumam se estressar com reformas. Além do impacto financeiro e prático, é muito comum que quem está com uma casa em obra se sinta cansado de tantas escolhas para fazer — e com receio de tomar as decisões erradas.
Um profissional da arquitetura, portanto, deve atuar também como um guia e filtrar as melhores opções para facilitar a vida do cliente, especialmente naqueles itens mais importantes: como é o caso do piso.
Escolher o revestimento para um imóvel requer muita avaliação, tanto da parte funcional como da parte estética. O ideal, sempre, é encontrar aquela opção que atenda perfeitamente bem ao cliente nesses dois pontos.
Neste artigo, apresentamos as vantagens do piso vinílico para que você consiga sugerir esse revestimento com muita propriedade em seus projetos e impressionar os clientes com o resultado. Boa leitura!
Quais são as vantagens do piso vinílico
O piso vinílico é feito a partir de um material muito resistente, o PVC (policloreto de vinil), e é daí que vem o seu nome. Entenda porque optar por ele faz toda a diferença em seus projetos, por conta das seguintes vantagens:
1. Versatilidade
Já vamos começar com essa vantagem porque sabemos que o apelo estético é grande parte da motivação de um cliente para escolher um piso: afinal de contas, ele quer algo que combine com seu estilo de decoração preferido — e certamente será possível encontrar um piso vinílico que atenda a esse quesito.
Isso porque ele está disponível nas mais variadas roupagens e, inclusive, texturas! Aquele cliente que sempre sonhou em ter um piso de madeira, pode encontrar um vinílico bastante semelhante, e até mesmo os apaixonados pelo estilo de decoração industrial podem encontrar nesse revestimento um substituto muito mais prático e confortável que o cimento queimado.
Para o profissional da arquitetura, a gama de possibilidades do piso vinílico é uma mão na roda, já que é possível reunir todas as vantagens do material às mais diversas propostas estéticas.
2. Facilidade de instalação
Uma obra tem muitas etapas, e cada uma delas tem seu próprio prazo. Os clientes, em sua maioria, ficam cada vez mais ansiosos, contando os dias para que tudo fique pronto — e o piso vinílico proporciona muita agilidade na colocação do revestimento.
Além de poder ser instalado tanto sobre o contrapiso quanto sobre um piso previamente existente, o processo é bastante rápido e pode ser executado em pouquíssimo tempo, acelerando a velocidade dessa fase da obra.
3. Praticidade no dia a dia
As rotinas estão cada vez mais corridas e grande parte dos seus clientes, certamente, levará a praticidade em consideração para a escolha de um revestimento. O piso vinílico não retém sujeira e nem poeira, e é fácil de limpar: uma vassoura de cerdas macias ou aspirador de pó, aliado a um pano úmido já resolve essa parte da faxina.
4. Durabilidade
O PVC é um material super resistente, o que faz com que o piso vinílico seja uma opção de revestimento muito duradoura para os mais diversos ambientes. Sua única contra-indicação são os ambientes externos e banheiros com chuveiro, porque o excesso de água é prejudicial.
Ele lida tranquilamente, no entanto, com níveis moderados de umidade — o que faz com que seja uma boa opção também para ambientes como cozinhas e lavabos. Além disso, ele é protegido por uma resina que evita manchas.
Um outro adendo importante é que sua manutenção é facilitada, já que se houver danificação a uma parte do piso, essa placa/régua pode ser trocada isoladamente, sem que o revestimento inteiro precise ser retirado e substituído.
5. Conforto
Uma das principais vantagens do piso vinílico é, certamente, o conforto em diversos âmbitos. Suave ao toque, ele também proporciona estabilidade térmica e acústica. Se o cliente tiver crianças e animais em casa, não deixe de reforçar essa característica: o som das patinhas correndo pelo ambiente se tornam praticamente inaudíveis. Além disso, ele pode ser antiderrapante.
6. Sustentabilidade
A consciência ambiental é uma busca tanto de profissionais quanto de grande parte dos clientes, e a boa notícia é que o piso vinílico é ecologicamente correto. Isso porque o PVC é um material plástico que não é originado totalmente do petróleo. Sua principal matéria-prima é o cloro, um recurso natural inesgotável na natureza.
Além disso, o processo de fabricação é limpo e o produto é reciclável e, aqui no Brasil, existe toda uma estrutura industrial voltada especificamente para a reciclagem do PVC.
Conheça as opções de piso vinílico da Durafloor
Na hora de recomendar o revestimento mais adequado ao seu cliente, no entanto, não se garanta apenas apresentando as vantagens do piso vinílico: faça questão de indicar uma marca de qualidade.
A Durafloor é a marca líder do Brasil em pisos laminados e vinílicos, reconhecida pelos seus clientes pela qualidade e durabilidade dos produtos. Além disso, a marca tem compromisso com a inovação e com a sustentabilidade.
Acesse o nosso catálogo de pisos vinílicos para conhecer todas as opções e encontrar a que mais se encaixa em cada um dos seus projetos.