Na prática, a limpeza é bastante simples: água com detergente neutro é a melhor solução de todas para limpar piso vinílico. Veja como fazer:
- Dissolva algumas gotas de detergente em água.
- Umedeça um pano com a mistura de detergente e água (se preferir, conte com a ajuda de um mop).
- Envolva o pano em um rodo e passe pelo piso até a sujeira sair.
No entanto, é importante ter atenção com a utilização de outros produtos. Qualquer alternativa que contenha agentes corrosivos pode danificar a aparência do seu piso. Portanto, esqueça os desinfetantes e solventes.
Caso seu piso tenha manchas de alimentos gordurosos como molho de tomate, ou até mesmo giz de cera das crianças, não tem problema! Basta retirar o excesso da sujeira com um papel toalha e, em seguida, dar uma esfregadinha com detergente neutro, água e uma esponja macia. Como o piso não é poroso, os resíduos não são absorvidos, então, esses simples passos já resolvem o seu problema!
Dicas extras para conservar melhor o piso vinílico
- Quando algum líquido for derramado no piso, limpe imediatamente para que o excesso não danifique a superfície.
- Apesar de ser bem resistente a riscos, coloque feltros embaixo dos móveis para evitar arranhões.
- Se você tiver plantas no interior, coloque um tapete ou bandeja à prova d’água embaixo do vaso, para não criar poças que danifiquem a superfície.
- O piso vinílico é ideal para cachorros e gatos, mas precisa de cuidados. É bom sempre manter as unhas dos animais aparadas, para evitar riscos. Além disso, se fizerem xixi no piso, limpe na hora!
- Caso fique exposto em excesso ao sol, o piso pode desbotar com o tempo. Portanto, cortinas e persianas serão grandes aliadas nos dias ensolarados!
Confira os 5 produtos para limpar piso vinílico:
- Removedor de Manchas Bellinzoni
- Removedor De Tintas Pisoclean
- Master Removedor
- Removedor Cera e Sujeira
- Kit Limpeza Tratamento de Pisos Loucos por Limpeza
Como deixar o piso vinílico brilhante?
Já as ceras especiais ou cera de vinílicos são indicadas para dar aquele brilho extra nos pisos vinílicos danificados, opacos ou com riscos superficiais. Elas podem ser aplicadas com um rolo de lã baixa ou um aplicador de ceras, e esse processo deve ser feito após a limpeza do piso, tanto com o removedor neutro ou detergente.
Dicas para a manutenção diária do piso vinílico
A manutenção da limpeza é ainda mais simples. Você apenas precisa passar uma vassoura com cerdas macias, para evitar que a poeira acumule e retire o brilho do revestimento. Se achar mais prático, também pode usar aspiradores de pó ou até os mops secos. Não esqueça de limpar embaixo dos móveis, viu?
Agora que você já aprendeu como fazer a limpeza, não deixe de conferir também o nosso artigo sobre as vantagens do piso vinílico para saber que além da facilidade para limpar, ele tem muitos outros pontos positivos.